sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesTV Cultura vai exibir corridas da Fórmula Indy

TV Cultura vai exibir corridas da Fórmula Indy

A Indy tem uma nova casa no Brasil. A principal categoria de monopostos dos Estados Unidos será exibida pela TV Cultura a partir da temporada 2021. O campeonato tem início neste domingo, 18, com o Grande Prêmio do Alabama. É a segunda aquisição recente feita pela emissora da Fundação Padre Anchieta, que também virou o canal oficial da Fórmula E na TV aberta brasileira. O anúncio oficial sobre a transmissão foi feito na segunda-feira, 12.

O contrato da Indy com a Cultura representa o fim de uma longínqua parceria com a Bandeirantes, que adquiriu recentemente os direitos da Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3, Stock Car, Copa Truck e Porsche Cup, optando por não renovar com a categoria americana.

A Indy não terá pilotos brasileiros em tempo integral, mas vai contar com nomes famosos no grid ao longo do ano. Helio Castroneves vai disputar seis corridas com a Meyer Shank: Indy 500, Indy GP 2, Nashville, Portland, Laguna Seca e Long Beach.

Tony Kanaan, por sua vez, vai assumir o carro de Jimmie Johnson, na Ganassi, nos ovais, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis. Já Pietro Fittipaldi vai dividir o carro de número 51 da Dale Coyne com Romain Grosjean, ex-Fórmula 1. O neto de Emerson também só vai correr nos circuitos ovais. Ao todo, são quatro etapas previstas para este tipo de circuito em 2021: duas provas no Texas, Indianápolis e Gateway.

A Band foi a primeira emissora do Brasil a transmitir a Indy em TV aberta, ainda nos anos 1980, impulsionada pela ascensão de Emerson Fittipaldi na categoria. Tendo em Luciano do Valle a sua principal voz, o canal paulistano ajudou o campeonato a ganhar popularidade por aqui. Foi então que, no início dos anos 1990, encerrou-se o primeiro ciclo da Band com a Indy.

O campeonato passou, então, a ser exibido pela extinta TV Manchete, entre 1993 e 1994, antes de ter os direitos adquiridos pelo SBT a partir da temporada seguinte. 1995 foi o último ano da Indy antes da cisão entre CART e IRL, que ficou com a principal corrida do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, mas sem os principais pilotos, que seguiram com a CART. A Band, então, passou a ser a emissora oficial a exibir as corridas da IRL, enquanto o SBT ficou com a divisão mais famosa.

Desde então, a emissora do Morumbi seguiu como uma espécie de sinônimo da Indy no Brasil. A Band sofreu grande perda em 2014, quando Luciano do Valle morreu, vítima de infarto. Téo José, que já narrava para o canal, assumiu o posto de titular, se mantendo por ali até o começo de 2018, quando deixou a emissora.

A partir de então, as transmissões da Band e do BandSports foram lideradas por Eduardo Vaz ou Celso Miranda na narração, com os comentários de Felipe Giaffone. Mas o comentarista deixou o grupo para assumir a função na Globo, sendo confirmado, no fim de 2019, como o substituto de Reginaldo Leme.
Foi também em 2019 que o serviço de streaming DAZN iniciou as exibições da Indy no Brasil. O DAZN e a Band transmitiram juntos as temporadas de 2019 e 2020. Em 30 maio, a categoria promove as 500 Milhas de Indianápolis. A última etapa acontece em Long Beach, em 26 de setembro. (Com informações do www.grandepremio.com.br)

CRÉDITO DA FOTO: Getty Images/IndyCar

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments