Vândalos invadiram e danificaram o prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Antonio Albejante”, na Vila Dias, no final de semana.
O estrago foi muito grande e, por isso, o atendimento nesta UBS precisou ser suspenso nesta segunda-feira (2).
A porta de entrada foi arrebentada, assim como uma vidraça e sua grade de proteção. A porta dos armários dos funcionários e gavetas dos consultórios médicos e odontológico também foram violadas.
A geladeira de medicamentos também foi danificada e todos os remédios nela armazenados precisaram ser transferidos para outra unidade de saúde de forma emergencial.
Segundo a Secretaria de Saúde, o padrão elétrico para fornecimento de energia à unidade foi cortado e os vândalos ainda furtaram um botijão de gás e um talão de receita controlada (azul) com numeração 261.651 até 261.700.
Nesta segunda, a UBS Dr. “Antonio Albejante” ficará fechada para atendimento ao público. A equipe estará trabalhando na limpeza e reorganização do local.
Vacinas
As vacinas foram levadas para a Vigilância Epidemiológica na noite de domingo (1º), e permanecem armazenas em local segregado.
Agora, a Secretaria de Saúde vai enviar um relatório ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), que encaminha ao CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), constando detalhes do que aconteceu e qual era a temperatura de armazenamento no momento que a enfermeira chegou no posto que foi alvo de vandalismo.
A partir daí é preciso aguardar o posicionamento do Centro de Vigilância Epidemiológica quanto à utilização ou não das vacinas. (Da Redação)