Somos apaixonados por cachoeiras, então estamos sempre à procura delas e em Carrancas não precisa muito esforço para encontrá-las. Hoje traremos sobre 4, uma para cada tipo de público. Dos mais aventureiros aos que viajam com os pequenos…
Começamos com a Cachoeira do Moinho, para uma pegada mais aventureira. A trilha para chegar a ela já é bem legal, dá um trekking beirando o rio, que só faz aumentar a ansiedade da chegada. A Cachoeira do Moinho tem uma queda maior, com uns cinco metros, e outras menores. A queda não é tão forte e forma uma piscina, pequena, mas boa para um banho. Como a vegetação é bem fechada não há muito espaço para ficar nas margens. Fácil acesso, próximo à ponte de entrada da cidade.
A cachoeira da Fumaça possui três quedas principais, com altura de uns oito a dez metros, a água cai com bastante força e forma um espetáculo magnífico. A área ao redor da Cachoeira é muito boa, a piscina que se forma é grande e larga; com profundidade que pode variar até os dois metros. Conta até com uma prainha e um bom gramado, muito bom para crianças. Quando fomos tinha uma placa indicando que estava interditada, mas sem fiscalização alguma, não vimos riscos. O carro fica bem próximo a ela. Para passar o dia é uma excelente opção.
Nossa terceira dica é a Cachoeira da Esmeralda. Esta torna-se obrigatória a visita porque é maravilhosa. São várias pequenas quedas que, no decorrer da descida, vão formando poços. Pelos materiais depositados no fundo destes poços, a água fica com uma coloração verde esmeralda, daí o nome. São poços rasos, de água muito limpa e tranquila, sem correntezas fortes. A natureza ao redor é primorosa, muitas pedras, árvores e flores completam o cenário. A trilha para se chegar a ela é muito boa e o Luck, o cachorro da propriedade, te mostra o caminho. Casais adoram ela.
Por fim, mas não menos bela é o Poço do Coração, fica na parte alta da Cachoeira da Toca, este é para aventureiros destemidos, já que permite um mergulho por uma passagem submersa. Águas límpidas, pedras e bons lugares para tomar sol. O acesso é bem fácil também, exige uma caminhada um tanto longa, mas de terreno bom. Sem desafios.
Carrancas possui muitas cachoeiras mais. Das que fomos todas são muito bem sinalizadas, aliás é uma preocupação da cidade, todas as atrações turísticas com indicação. Muito bom, uma cidade que pensa no turista. E tem retorno por isto!
Podendo, não deixe de visitar Carrancas. Quem gosta de cachoeiras e natureza se apaixona.
Erika Rodrigues e Marcos Leandro