Sou um curioso quando o assunto é historiar. Imagino o quão é laboroso para aqueles que se dedicam à função de historiador. São heróis. Apurar fatos atuais já é uma missão para poucos. Mas, se aprofundar em assuntos do passado, sobretudo os pouco ou nada explorados, é ainda mais. Há alguns meses tenho dedicado o espaço desta coluna para tratar da Liga do Centro. E estamos na reta final.
Porém, com o desfecho, vem algo que já me afligia. A ausência de um registro completo. Oras, o campeonato foi organizado em 1904. Sem dúvida, é um dos torneios de futebol mais antigos do país, haja vista que o Campeonato Paulista, foi criado em 1902. E, olha. Não são torneios muito distantes em seu nível.
O que hoje chamamos de primeiro estadual foi, na verdade, uma competição municipal, envolvendo os poucos clubes da Capital que, na época, praticavam um esporte ainda emergente no país. Por aqui, com cidades menores, menos clubes por município e, por isso, o evento foi intermunicipal. Seis clubes de cinco cidades.
Com o devido respeito histórico e a Liga do Centro seria referenciada nacionalmente até os dias de hoje. Mas, quase nunca é assim. E, infelizmente, os registros são poucos sobre o torneio. Nesta etapa do meu trabalho, o qual faço por hobby, em meus tempso livres, usei como base o jornal O Mogyano, na época, um bissemanário, comandado pelo médico Miguel de Barros Penteado, também dirigente do então Mogy-mirim Sport Club.
Ganhei cópias das páginas deste veículo do meu amigo André Xavier, outro apaixonado por história e profissional da Administração Municipal. Tentei expor aqui os detalhes não apenas da Liga do Centro, como também do início do Mogi Mirim, fundado em 1903 e apenas reorganizado em 1932, além do Mogy-mirim Foot Ball Team, contemporâneo de nascimento do ainda vivo Sapão da Mogiana.
Porém, a reta final do torneio tem vários espaços sem preenchimento. No dia 21 de setembro, por exemplo, foi publicado que, no dia 25 de setembro, o Mogi enfrentaria a A. A. Casabranquense. Com escalação e tudo. Nas edições seguintes, não encontrei resultado. Há outras situações assim, o que deixa a tabela incompleta. Sei que é uma missão complicada, mas frustra.
No dia 21, volto a ocupar meu espaço por aqui e tratarei dos registros da reta final da Liga do Centro. Vamos fechar este arco aqui. Porém, não desistirei de saber mais sobre este tão charmoso e importante torneio, embrião de outras competições regionais e ponto de partida para tantas e tantas associações esportivas da região, incluindo seu principal promotor, o Mogi Mirim Esporte Clube.