Uma operação realizada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), com apoio da equipe das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi Mirim e da GCM de Itapira, terminou com a prisão de um jovem de 18 anos e apreensão de dois adolescentes de 17 anos, na manhã de ontem, na zona Oeste da cidade. O trio é apontado como autor do roubo a uma joalheria, no Centro de Itapira, no mês de janeiro.
A operação, que começou às 6h, aconteceu na Rua Doutor Adolfo Lutz, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida. Segundo a delegada titular da DIG, Edna Elvira Salgado Martins, as investigações apontaram o envolvimento de Lucas Otávio Rodrigues Molina, que residia no município. Ele já tem histórico de internação na Fundação Casa.
Um dos adolescentes, que recentemente mudou-se para Itapira, foi apreendido enquanto dormia na casa de um outro menor, também localizada na cidade. Os policiais revistaram as residências, mas somente na casa do adolescente que ainda mora em Mogi é que foram encontradas algumas joias e um simulacro de arma de fogo (arma de brinquedo). A delegada confirmou, durante coletiva à imprensa, que a arma foi usada no assalto.
As vítimas da relojoaria se dirigiram até a DIG, contudo não reconheceram as joias apreendidas. Os objetos ficarão sob investigação para saber se são resultado de outros crimes.
Também há suspeita de que o trio esteja envolvido em outros roubos. Os investigadores da DIG ainda localizaram R$ 8.950 em dinheiro na casa do adolescente. Inicialmente, o menor alegou que o valor seria fruto da venda de um cavalo. No entanto, ele não soube informar a raça do animal e nem o nome do comprador.
A DIG conseguiu, junto à Justiça, a prisão temporária de Molina e a apreensão dos menores a fim de esclarecer melhor o caso. A delegada terminou as oitivas no final da tarde de terça-feira. Os menores acabaram confirmando participação no roubo a joalheria, mas afirmaram que Molina não esteve envolvido nesse caso. Em oitiva separada, o maior também negou envolvimento no crime.
Os dois adolescentes ficarão à disposição da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itapira. Eles foram encaminhados para a Unidade de Detenção, Triagem e Encaminhamento (UDTE) de Itapira. (Com informações de Karina de Araujo da Gazeta Guaçuana)