sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosUm tesouro chamado movimento

Um tesouro chamado movimento

Acredito que você possa se surpreender ao final deste artigo, então, vamos lá… Um dos maiores ícones para a vida é a água. Esta é considerada um símbolo de sagrado na maioria das religiões, assim como é o elemento mais necessário ao bom funcionamento do nosso organismo. Um corpo sem água é um corpo sem vida.

Agora, um lago parado, o que podemos fazer para que lhe volte a ter vida? Sim, movimentar suas águas, um simples gesto diário de movimento poderia fazer com que voltasse a “respirar”.

Nós, seres humanos, participamos deste mesmo princípio. Se paramos na vida por não ter um objetivo, deixamos de viver. Se vivemos de passado, deixamos de viver. Se vivermos só no hoje, estamos deixando de viver novas perspectivas para futuras mudanças. Uma atitude não tomada hoje ou uma escolha demorada pela escolha perfeita nos faz parar de viver.

Mas porque estou dizendo isto a vocês? Para duas reflexões que eu tive nesses últimos dias, quando estive com o vírus da Covid-19. Foram muitas dores no corpo, cabeça, olhos, articulações e um cansaço extremo. Não consegui fazer nada. Mas a partir do terceiro dia, amenizando as dores, me deparei com uma situação que me deixou muito aflito.

Não tinha o controle total dos movimentos dos braços, mãos e dedos. Sim, isso mesmo. Perdi esta coordenação. Eu não conseguia pegar o celular para enviar uma mensagem! Fui até ao computador (onde estou agora escrevendo livremente) e nem com as teclas maiores eu conseguia. Demorava demais para juntar as letras e, só neste momento, que eu percebi que meus “movimentos” estavam limitados.

Vamos lá, a primeira reflexão é sobre o movimento, a atitude, a ação. Se está percebendo que sua vida não anda, lhe falta uma atitude, um MOVIMENTO. Se não consegue sozinho, procure ajuda, mas faça algo diferente se quer resultado diferente. Uma grande hipocrisia nossa é querer que as coisas mudem fazendo sempre as mesmas coisas, sem ter esforço. Chega de pensar assim! Vai, se arrisque. O que tem a perder mais do que estar sendo um lago parado?

A segunda reflexão é: agradeça o que tem. Seu corpo, seus amigos, seu trabalho, sua família. Não damos valor a pequenos gestos como um simples digitar até que o perdemos. Portanto, só seja grato e nada mais. Pare de reclamar da vida perfeita que você tem, pois tenha certeza de uma coisa, você não tem certeza nenhuma do amanhã. Por isso, não direi a você “tenha um bom dia”, eu direi “FAÇA um bom dia”.

Beijo no coração. Flávio Campos

FLÁVIO CAMPOS
@flaviocamposwt
Psicanalista especialista em Psicologia Analítica pela Unicamp Homeopata pela UFV, Hipnoterapeuta especialista em Medicina Comportamental pela SPDM/CEMCO

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments