sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasUma cor pra chamar de sua

Uma cor pra chamar de sua

Caros leitores, está em alta vestir cada mês de uma cor ou duas ou até três ou mais cores. Por exemplo, todo mundo sabe o significado do Outubro Rosa, que é o mês dedicado à campanha de prevenção ao câncer de mama. E tem o Dezembro Vermelho, mês de prevenção e conscientização quanto ao HIV. E tem o Maio Amarelo, que faz referência à prevenção a acidentes de trânsito, certo?

Mas também temos o Janeiro Branco (Saúde Mental), o Fevereiro Roxo (Alzheimer) e Laranja (Leucemia), o Março Lilás (Câncer no Colo do Útero) e Azul-Marinho (Câncer Colorretal), o Abril Azul (Autismo) e Verde (Acidente de Trabalho), o Maio Roxo (Doenças Inflamatórias Intestinais), além do Amarelo, o Junho Vermelho (Doação de Sangue), o Julho Amarelo (Hepatites Virais), o Agosto Laranja (Esclerose Múltipla) e Dourado (Amamentação), o Setembro Amarelo, olha o amarelo aí de novo para a campanha do combate ao suicídio, o Verde (Doação de Órgãos) e, de novo, o Vermelho (Doenças do Coração), o Outubro Rosa, o Novembro Azul (Câncer de Próstata) e o Dezembro Vermelho e Laranja (Câncer de Pele).

Ufa! Mas o que isso tem a ver com política? É que muitas dessas campanhas são criadas por políticos. Por exemplo, a Câmara Municipal já aprovou este ano o Abril Laranja para lembrar da prevenção à crueldade contra animais, de autoria, claro, da vereadora Sonia Módena. Já tínhamos o Abril Marrom. E deve ser aprovado, em segundo turno, na próxima semana mais laranja para o mês de maio, que faz referência ao enfrentamento do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“A gente cria lei e algumas ficam escondidas, engavetadas, como a que eu fiz, a do Abril Marrom, para cuidar dos olhos. Então, tem que fazer acontecer”, comentou Gebê sessões atrás.

Isto é, de nada adianta colorir o mês pra dizer que fez e ficar por isso mesmo. É fundamental trabalhar por políticas públicas pelas causas encampadas. Senão será só mais um mês com uma cor qualquer pra chamar de sua.

Por hoje, só sexta que vem.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments