Na última quinta-feira, tivemos um dia muito especial, dedicado a todas as guerreiras do mundo, o Dia Internacional da Mulher. E, para comemorar essa data tão especial, preparei um artigo especial para falar um pouco desse sexo que já há muito tempo deixou de ser frágil e hoje briga de igual a igual com os leões e tubarões do mercado financeiro.
Na década de 80 e 90, Wall Street era totalmente dominada pelo sexo masculino e isso também se refletia em todos os outros mercados financeiros ao redor do mundo. O tempo passou e elas não só conseguiram seu espaço como também trouxeram seu charme, dedicação e astúcia para o desenvolvimento de um sistema financeiro mais elaborado e sem preconceito.
Hoje citarei um exemplo de superação e dedicação e de muitos empecilhos que a vida foi introduzindo em seu difícil caminho. Luiza Trajano, a grande mulher por trás da gestão do Magazine Luiza.
Uma das mulheres mais influentes, respeitadas e poderosas do país, Luiza Helena Trajano está à frente da direção e presidência do Magazine Luiza há mais de 20 anos, inspirando e motivando novos empreendedores e empreendedoras por todo o Brasil.
Sob o comando de Dona Luizinha, como é popularmente conhecida, o Magazine saiu do interior para ganhar o estado e posteriormente o país. Ganhou notoriedade, fama e muito dinheiro com o pioneirismo nas vendas pela internet. A partir daí seu império só crescia. Com a aposta no e-commerce onde fez sua ação saltar de R$ 10 para R$ 600, praticamente 6000%, não significa que Dona Luizinha fez tudo isso sozinha, pelo contrário, com uma educação exemplar e com princípios, educou seus filhos para o sucesso, que veio junto de muito esforço e dedicação de toda família.
Luiza, uma das poucas CEOs mulheres da América Latina, também é uma das mais fortes defensoras do empoderamento feminino e da maior participação das mulheres em cargos de comando de empresas. Ela, inclusive, defende a adoção de cotas para mulheres em empresas como forma de combater a desigualdade histórica de mulheres no mercado de trabalho em relação aos homens.Com isso, ganhou respeito e um lugar cativo no rol dos maiores nomes do mercado financeiro brasileiro e mundial.
Parabéns, não só pelo 8 de Março, mas parabéns pelo restante do ano a todas as mulheres guerreiras e dedicadas que se dedicam a um Brasil melhor, com menos desigualdade e mais carinho e trabalho.
Por Felipe Vidolin
Pós-Graduado em Engenharia de Telecomunicações e investidor