Dom Pedro Paulo Teixeira Roque
Jesus é a realização das promessas de Deus Pai; Ele é o messias salvador; Ele é a Palavra – verbo – de Deus; Jesus é verdadeiro homem e Deus; Deus encarnado na humanidade, Emanuel! Ele é o caminho, a verdade e a vida. Seus ensinamentos apresentados à humanidade, organizados em quatro evangelhos, constituem a boa nova: a histórica interferência de amor, de Deus Pai na humanidade! Aos 30 anos de idade, segundo narram os evangelhos, em seu batismo por João, o Batista, no rio Jordão, os céus proclamam: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é meu filho amado, em quem me comprazo” – Mateus 3, 16 e 17.
Sabe-se que Jesus Cristo não fundou religião alguma. Ele fez algo muito maior do que isso: abriu-nos o acesso ao Pai; deu-nos santificação; pediu que nós o seguimos e fôssemos unidos (cf. Jo. 17); Ele rompeu com costumes que impediam o homem de transcender a Deus. Ensinou que a vontade do Pai é o amor e não o sacrifício; que ninguém vai ao Pai senão por ele. No entanto, uma pesquisa superficial no Google atesta a existência de mais de 30 mil igrejas cristãs no mundo. Todas com o mesmo objetivo: anunciar ao mundo que Jesus Cristo é o Senhor e transmitir seus ensinamentos. Será?
Vê-se, hoje, cristãos vivendo um cristianismo irreal, em igrejas institucionais, do sistema religioso alucinógeno, a se arrogar, cada uma a sua maneira, a pretensão de serem “a única” a guardar a revelação incorrupta, bem como a capacidade de transmitir a salvação eterna; enquanto se vê cristãos conviverem, serenissimamente, com situações contrárias a Cristo; a lesar outros cristãos; a andar com a Bíblia nas mãos, pelas ruas, mas sem Deus em suas atitudes; cristãos que excomungam outros cristãos enquanto Jesus não excomungou nem a Judas, nem aos seus algozes; todos são cristãos que não sabem, ainda, que o cristianismo é outra coisa! Que o cristianismo verdadeiro e legítimo está dentro da pessoa que foi alcançada pela divina graça do Senhor ao se abrir para Ele!
Enfim, por isso Jesus Cristo mesmo já nos ensinou: “nem todo o que me diz. Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus”.
Dom Pedro Paulo Teixeira Roque, Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB; e-mail: [email protected]/telefone: 19 – 9.9996-0607.