quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIALOpiniãoEditorialUma Rui Barbosa de verdade

Uma Rui Barbosa de verdade

Há tempos, a Praça Rui Barbosa, no Centro de Mogi Mirim, não respirava vida. Desde a semana passada, a festa Della Mamma vem conseguindo dar movimento ao local. A praça, considerada o coração da cidade, é pouco frequentada, principalmente à noite. Fora um evento, o cenário da Rui Barbosa chega a ser desolador. Não há pessoas andando, as crianças já não correm ou brincam perto da fonte, que não é mais luminosa e nem jorra água. É só o silêncio que fica presente.

A festa típica italiana, realizada até ontem, é uma mostra de como é possível reconstruir essa socialização ao redor da praça. Seria um tanto animador se o município tivesse outros eventos semelhantes, se não todos os finais se semana, mas, pelo menos, duas vezes por mês. É uma pena pensar que a população terá que esperar 2018 para novamente ter um momento de lazer e de experiência gastronômica.

A Rui Barbosa precisa voltar a ser ponto de integração entre as pessoas, o lugar do bem comum. Eventos em praças públicas são democráticos. Todos podem participar, sem exceção, desde o morador de rua ao empresário. A praça tem potencial não só para uma Della Mamma, como também para ser palco de outros acontecimentos, sejam eles de arte, música, teatro e até religiosos. Por que não celebrar uma missa em frente à Matriz São José, por exemplo? Bastam iniciativas.

Anteriormente, a Mamma era bem maior. Isso porque as ruas centrais ficavam praticamente fechadas pelo evento. Em Itapira, por exemplo, a tradicional Festa de Maio, em louvor a São Benedito, ocupa várias vias do município e tem 120 comerciantes cadastrados. Por conta disso, anualmente, a cidade recebe milhares de pessoas, entre fiéis, ambulantes e outros negociantes.

É nessa grande feira onde se diversificam as manifestações das tradições folclóricas e populares, como a congada, o samba, levantamento do mastro, a novena religiosa, as apresentações de banda, desfile e a procissão. Pode-se dizer que é um verdadeiro aglomerado festivo com pessoas que transitam pelo local, por entre as barracas de bebidas e comidas.

Se o que agrada ao público é o setor da gastronomia, vide o sucesso da Feira Noturna, vale então os empreendedores dessa área começar a apostar mais, levando ações parecidas com a Della Mamma à Rui Barbosa. É uma oportunidade de divulgar o trabalho e ainda aumentar a freguesia. Por outro lado, é preciso que o Poder Público abrace essas ideias e incentive os munícipes nessa empreitada. O mogimiriano só precisa resgatar o otimismo e acreditar que ainda há jeito para ser melhor.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments