sábado, setembro 14, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoUma tarde na brinquedoteca Municipal de Mogi Mirim

Uma tarde na brinquedoteca Municipal de Mogi Mirim

Aos olhos de quem passa pela Rua Coronel Guedes, no Centro, a Brinquedoteca ‘Eugênio Scomparim’, existente desde julho de 2012, na área do antigo Mercado Municipal, pode passar despercebida para muitas pessoas. Com um letreiro na parte superior do prédio, e uma porta de vidro, a dimensão do lugar em diversas ocasiões é pouco notada pelos munícipes. Contudo, basta entrar ali para conferir inúmeras atrações oferecidas para crianças de Mogi Mirim, em um espaço que mescla brincadeira e aprendizado. Durante uma tarde de quarta-feira, a reportagem pode acompanhar um pouco deste mundo de alegria e perceber que na cidade uma opção para o processo educativo dos jovens é uma realidade.

Inaugurada na gestão do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno, teve investimento anunciado na época de R$ 1,5 milhão, que englobou a reforma e readequação do prédio. O cronograma de trabalho é oferecido para crianças de Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e de Centros Educacionais e Municipais de Primeira Infância (Cempis), que frequentam o local de segunda a sexta-feira, quatro vezes ao dia, em turmas que variam entre 45 e 50 alunos. Chegando lá, as atividades possuem duração de cerca de 1h30.

brinquedoteca - Fernando Surur (2)
Turmas diárias comparecem ao local de segunda a sexta-feira, e podem desfrutar de aprendizado com diversão. (Foto: Fernando Surur)

À tarde…

Eram pouco mais de 15h quando um grupo de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Ana Isabel da Costa Ferreira chegou à Brinquedoteca, levados por um ônibus da Prefeitura. Lá, eles são recebidos por funcionários na recepção, decorada com sofás e poltronas azuis e vermelhas e um quadro com desenhos em papel sulfite, e encaminhados, onde recebem orientações sobre regras e deveres dentro do espaço lúdico.

A partir daí, as crianças são autorizadas a usar as instalações. Eufóricas, mal sabem por onde começar, devido ao número de opções. Tamanha alegria pode ser notada na face de cada criança. Difícil não ver um sorriso e respiração ofegante de tanto pular pra lá e pra cá. “Eu vou suar hoje de tanto brincar”, dizia o jovem Rafael, de cinco anos.

A réplica de uma mini-cidade chama a atenção logo de cara, formada pela Praça São José e Rui Barbosa, Matriz de São José, Prefeitura e outros estabelecimentos comerciais. No local, as crianças podem usar carrinhos e vivenciar como se estivessem dirigindo um carro pela área central. No restante, sala de jogos, mesas, parque de diversões, brinquedos e outras atrações encantam os baixinhos. “É um espaço em que a criança sai da escola para a fantasia, para brincar. Vem para o lazer, se divertir, mas ao mesmo tempo aprende um conteúdo pedagógico”, explicou a supervisora escolar, Edmara Choqueta Sabino.

Um espaço com mesas e computadores também é oferecido, este utilizado por crianças com mais idade. Funcionárias acompanham toda a visita, a fim de garantir a segurança e o conforto de cada criança.

“O brincar é fundamental na infância e aqui eles encontram isso. Se soltam, veem um mundo diferente, acho que interiorizam isso e levam para a vida deles. Existe o prazer de brincar, conhecer, participar”, frisou a coordenadora pedagógica, Adalgisa Esperança Mantovani.

Quando o relógio marcava 16h15, as crianças foram convidadas a assistir um filme na sala de cinema. Em cartaz, ‘O Patinho Feio’. Era a cartada para risadas de algumas, descanso de outras e o fim de um passeio que para elas parecia ser inesquecível.

brinquedoteca - Fernando Surur (19)
Maquete que lembra o Centro de Mogi Mirim está disponível para as crianças. (Foto: Fernando Surur)

O que é a Brinquedoteca?

A Brinquedoteca é um espaço que oferece sala de leitura,

cômodo para contação de histórias, teatro, sala de cinema, sala de jogos, pista de dança, playground com escorregador e piscina de bolinha, parque de diversões, casa de boneca e ainda uma estrutura com playground montada na área externa, assim como sala de jogos e computadores. Além disso, oferece uma mini-cidade, que remete a pontos do Centro de Mogi Mirim. Possui também recepção, cozinha, refeitório, área administrativa e banheiros feminino e masculino.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments