quarta-feira, setembro 18, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoUma viagem pelo universo da leitura, dos livros e da arte

Uma viagem pelo universo da leitura, dos livros e da arte

Férias de janeiro e viagem para muitos, mas quem não vai passear também tem a oportunidade de visitar outros lugares e conhecer novas personagens e estórias por meio dos livros das bibliotecas municipais que são repletas de obras que podem ser emprestadas a qualquer momento e por todas as pessoas dispostas a embarcarem em aventuras que poderão levá-las a lugares e reflexões inesperadas. Em Mogi Mirim, 25,4 mil livros compõem o acervo da biblioteca municipal, localizada no Centro da cidade, e que no período de férias costuma atrair ainda mais a população.

As obras vão dos clássicos da literatura até as mais atuais, como os livrinhos da coleção Um diário de Banana, destinadas às crianças e adolescentes, até a coleção dos 50 tons de cinza, focada nos adultos. Além disso, há também os infantis, que tem uma sala própria dentro da biblioteca, os de ficção, romance, poesias, drama, os religiosos e até as estórias policiais.

No entanto, o acervo com maior número de livros é a literatura brasileira, que tem cerca de 2,3 mil obras. Tem para todo gosto e para as mais variadas idades e o melhor é que ainda está para entrar no acervo outras obras que ainda estão sendo catalogadas, como A procura de um culpado e A ferro e flores, que são livros espíritas.

IMG_3826
Mais de 25 mil livros estão disponíveis na Biblioteca, que com frequência tem seu acervo atualizado com livros e revistas. (Foto: Ludmila Fontoura)

Apesar da infinidade de obras que podem atender a todas as idades, a bibliotecária Angela Maria Soares de Lima apontou que a maioria dos leitores que fazem uso do espaço é formada por crianças e adolescentes.

Cauã da Silva, que tem sete anos, é um desses jovens que não dispensam um bom livro. Desde pequeno ele tem o hábito de frequentar a biblioteca, incentivado por seu padrinho, Ariovaldo Oliveira Neto.

“Os últimos que levei foi Rodando Rodando e os Bichinhos e os números, agora vou levar o Livro dos Medos”, disse de forma tímida enquanto remexia no acervo.

O padrinho disse que é comum levar o menino até a biblioteca e que os livros são devolvidos antes mesmo do prazo de devolução chegar ao fim, já que o Cauã “em meia hora acaba com eles”.

Além dos livros, a biblioteca municipal também oferece quadrinhos, revistas e os mangás, que fazem sucesso entre os adolescentes. Livros para pesquisa também fazem parte do acervo. No entanto, há sempre os mais procurados que fazem sucesso o ano todo.

“Nesse ano (2013) o que percebi no geral é que saíram mais a saga do Crespúculo, O diário de um banana e também as obras dos autores Nora Roberts e Nicholas Sparks (que escrevem livros românticos). Já em 2012 foi o Caçador de Pipas”, ressaltou a bibliotecária.

Recentemente inaugurada, outro local onde é possível retirar livros é na Biblioteca de Martim Francisco, onde há 2,4 mil livros no acervo.

Como ser sócio

Para se torna um sócio da biblioteca é preciso apresentar uma foto, um comprovante de residência, um documento, que pode ser o RG, e caso seja menor é necessário que os pais ou responsáveis assinem a abertura do cadastro.

As obras retiradas têm até 14 dias para serem devolvidas, podendo ser renovadas por mais 14. Na ocasião, é possível retirar até dois livros, ou um livro e três quadrinhos ou um livro e três revistas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments