Entre terça e quinta-feira, a Fatec (Faculdade de Tecnologia “Arthur de Azevedo”) recebeu a Unidade Móvel de Difusão Tecnológica da empresa mineira Deb’Maq. Trata-se de uma carreta com módulo expansível formada por sala de aula, laboratório e três equipamentos utilizados na indústria mecânica.
A parceria entre a instituição de ensino e a empresa surgiu após a aquisição de quatro tornos convencionais, com investimento de R$ 252 mil. Os equipamentos foram instalados no laboratório de fabricação mecânica com apoio da Prefeitura, que realizou as adequações do piso e as instalações elétricas.
A partir da aquisição dos equipamentos, a empresa trouxe a Unidade Móvel ao campus para visitação dos alunos dos cursos de projetos mecânicos e de mecânica de precisão. As visitas foram estendidas aos estudantes dos cursos técnicos da Etec “Pedro Ferreira Alves”. Cerca de mil alunos passaram pela Unidade Móvel.
O caminhão-laboratório conta com um torno convencional, uma fresadora ferramenteira e um torno CNC. O funcionamento deste último equipamento foi apresentado aos estudantes durante as visitas, com orientação do instrutor técnico José Orlando Aranha.
Para o diretor da Fatec, André Luis Giraldi, as visitas à Unidade Móvel representaram um complemento às aulas práticas dos cursos da área de mecânica. “E proporcionaram maior interação da Fatec com a comunidade local, já querecebemos os estudantes da Etec”.
A Unidade Móvel de Difusão Tecnológica da Deb’Maq percorre instituições de ensino de todo o país, com o objetivode disseminar tecnologia e divulgar inovações.
Portas Abertas
A Deb’Maq confirmou participação na edição de 2015 do evento “Fatec Portas Abertas”. Já a 5ª edição do “Fatec Portas Abertas” acontece no próximo dia 9 de maio, das 8h30 às 21h30, com palestras, visitas monitoradas às instalações da Fatec e exposição de equipamentos de última geração pelas empresas da região.
Uma iniciativa do prefeito Luis Gustavo Stupp garantiu a ampliação do número de stands empresariais. Mais de 40 empresas confirmaram participação. O município está arcando com o custo de 600 metros de tenda que possibilitará a expansão do evento. “A ideia é atrair empresas da região para o município, através dessa interação que beneficia a comunidade educativa”, destaca Giraldi.
A Secretaria de Educação vem fortalecendo a parceria com a Fatec, de modo a intensificar as visitas dos alunos da rede municipal ao evento.