O Unidos de Martim quebrou a invencibilidade do Martim Francisco ao vencer o adversário por 2 a 1, na tarde de domingo. Válido pela quinta rodada da Copa Osvaldo de Oliveira Santos “Vardão” de Futebol Rural 2017, o clássico envolvendo os dois times do distrito foi disputado no campo de Martim Francisco.
Os gols do Unidos foram marcados por Vinícius e Jean. Para o Martim Francisco anotou Clodo.
Apesar da vitória, o Unidos de Martim permanece na sexta colocação, mas agora com sete pontos, diminuindo a diferença de pontuação em relação ao Martim Francisco de quatro para um. Já o Martim Francisco desceu da terceira para a quinta colocação, com oito pontos.
Com a queda da invencibilidade do Furacão do Distrito, agora os dois únicos invictos da Copa Rural são Pombal e Aparecidinha.
Pombal
O campo do Pombal recebeu dois jogos da quinta rodada na tarde de domingo. No primeiro jogo da tarde, o Pombal goleou o Amigos por 5 a 1. Ex-volante de grandes clubes brasileiros como Vasco e Grêmio e com passagem pelo futebol japonês, Amaral marcou dois gols. Uma curiosidade foi o gol marcado por Maurício Garcia, goleiro de origem, mas que saiu do banco de reservas na segunda etapa para jogar na linha e fez um tento de pênalti. O goleiro do Pombal na partida foi Marcelo Cruz. Os outros gols foram anotados por Daniel Piu e Jardel. Emerson marcou o gol do Amigos.
Com a vitória, o Pombal subiu da segunda colocação para a liderança, com 11 pontos. A equipe do técnico Galileu Araújo ultrapassou a então líder Aparecidinha, que folgou na rodada e caiu para o segundo lugar, com 10 pontos, mas agora com um jogo a menos.
O Amigos continua na penúltima colocação, sem ponto algum.
No segundo jogo da tarde do campo do Pombal, a Piteiras goleou o Paiol de Telhas por 5 a 1. Novamente, brilhou a estrela de Daniel Santos, que marcou quatro gols e reassumiu a artilharia, agora com oito. Daniel ultrapassou Guilherme Johnny, da Aparecidinha, que tem cinco gols e ainda abriu três de vantagem. O ex-vereador marcou oito de 10 gols da Piteiras. O outro tento da equipe foi marcado por Lucas Longo. Para o Paiol de Telhas anotou Heber.
A Piteiras subiu da quinta para a quarta colocação, com nove pontos. O Paiol de Telhas continua em sétimo lugar, com três.
Na Bocaina, a Esmeralda massacrou o Unidos da Bocaina por 7 a 0. Lela marcou quatro gols e agora é um dos vice-artilheiros, com cinco, ao lado de Guilherme Jhonny. Os outros gols foram marcados por Pedrinho, Iago e Adilsinho.
Com a vitória, a Esmeralda subiu da quarta para a terceira colocação, com nove pontos. A Bocaina permanece na lanterna. A equipe é ao lado do Amigos uma das duas únicas ainda sem ter pontuado, mas fica em último lugar devido ao critério de menor número de gols sofridos, pois teve a defesa vazada 19 vezes, enquanto o adversário tomou 16 tentos.