Começa neste domingo, 6, a briga pelas duas vagas na final da Série Ouro da Copa Carlos Correa de Futebol Amador – Mogi Mirim 2022. De um lado, tem Santa Cruz x Tucurense, a partir das 15h30, no campo do Santa Cruz. Do outro, um dérbi da Zona Norte, com Santa Luzia x Novacoop, também às 15h30, mas no Tucurão.
Esta é a primeira edição do torneio desde que a Lifamm (Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim) perdeu o direito de firmar contrato com o poder público municipal por ter sido punida pelo uso irregular de dinheiro público, em processo que correu durante o ano de 2020. Com a pandemia de covid-19, em 2020 e 2021 não houve campeonato, sendo o mesmo retomado na atual temporada.
Com um novo formato, o Amador local passou a ter todas as equipes em uma só divisão, mas com a primeira fase direcionando as equipes, tecnicamente, para três degraus diferentes. Assim, a Série Ouro é a continuação histórica da Série A. E as últimas semifinais mostram que a única presente recorrente nesta fase é a Tucurense. Então vamos ao histórico recente.
Retrospectiva
Em 2019, a Tucurense chegou à sua quinta final seguida ao superar, pelo então direto do empate no placar agregado, o Família Villareal. Já o Vila Chaib passou pelo Jardim Europa. Os dois times já haviam protagonizado a decisão de 2018, quando a Tucurense eliminou o Jardim Europa e o Vila Chaib ganhou do Santa Cruz.
O Santa Cruz também caiu na semi de 2017, quando foi eliminado pela Tucurense. Foi a última vez que os dois se enfrentaram nesta altura da elite amador da cidade. Na ocasião, vitória da Veterana, na ida, por 2 a 0 e, na volta, na casa cruzmaltina, por 1 a 0. O Jardim Europa foi o outro vencedor, ao eliminar o CDHU. E no anterior, teve outro duelo em que a Tucurense foi a algoz do Santa Cruz na semifinal. Desta vez, empate em 3 a 3 na ida e vitória por 3 a 1 da Veterana, em casa, no jogo da volta. Na outra perna, lá estava mais uma vez o Jardim Europa, derrotado, na ocasião, pelo Milennium.
Já em 2015, quando teve início a sequência do pentacampeonato da Tucurense, três dos quatro semifinalistas de 2022 estavam na briga pelas passagens para a decisão. A Tucurense eliminou o Santa Luzia, no ano da mais recente semi do Terror da Zona Norte. Já o Santa Cruz ficou pelo caminho ao ser desclassificado pelo Kokobongo/Elite. Em resumo, a Tucurense se classificou para as finais entre 2015 e 2019, vencendo, nas decisões, respectivamente, Kokobongo/Elite, Millenium, Jardim Europa e duas vezes o Vila Chaib.
Assim, 2014 foi o último ano em que a Tucurense ficou fora das semifinais e, por mais paradoxal que seja, também o último em que três times da Zona Norte estiveram na fase. O Santa Luzia foi um dos classificados (última vez em que passou para a decisão), ao eliminar o tradicional Sant’Ana. Já o Unidos do Inocoop caiu para a Vila Dias, na última vez em que o Alvirrubro da Zona Leste jogou a semifinal.
Para fechar o ciclo proposto aqui, vamos ao ano se 2013. Chegamos à última presença do Novacoop em uma semifinal. E foi em grande estilo. O time da Zona Norte fez dérbi com a Tucurense, perdeu a ida por 3 a 2, mas fez 5 a 1 na volta a derrotou a grande rival. Na ocasião, também estiveram três dos quatro semifinalistas de 2022. O outro foi o Santa Cruz, mais uma vez derrotado nesta fase, ao cair para a Vila Dias.
Seguindo a onda de “última vez”, não resistimos. Vamos abrir ainda espaço para mais uma curiosidade. Eliminado nas semifinais em 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018, o Santa Cruz passou por esta etapa em 2012. Ou seja, se eliminar a Tucurense, quebrará um jejum de 10 anos na busca pelo fim de outro tabu, já que não é campeão da elite desde 1999, o ano do tri (o time também ganhou em 1998 e 1984). O time da Zona Oeste eliminou, em 2012, o Novacoop, após dois empates em 1 a 1. Na outra perna, a Vila Dias, que viria a ser a algoz dos cruzmaltinos, despachou a Tucurense com duas vitórias.
A estrada até aqui
A Tucurense foi a líder da segunda fase, quando oito times brigaram por quatro vagas na semifinal. A Veterana somou 17 pontos, contra 13 do Novacoop, o segundo colocado. Santa Luzia e Santa Cruz avançaram com 10 pontos cada. Red Bull, Vila Chaib, Vila Dias e Fúria ficaram pelo caminho.
Os confrontos entre os semifinalistas na fase de classificação terminaram com vitórias de Tucurense e Santa Luzia e elas ocorrem no mesmo dia, 25 de setembro, na quinta rodada. A Veterana bateu o Cruzmaltino no campo do Mirante por 1 a 0. Já no Tucurão, o Santa Luzia fez 3 a 1 sobre o Novacoop.
Nas semifinais e nas finais, os times com melhor campanha só têm direito a indicar o campo que desejam jogar na volta, no dia 13 de novembro, ambos a partir das 15h30. A programação prevê Tucurense x Santa Cruz no Tucurão e Novacoop x Santa Luzia no campo do Santa Cruz. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.