Está chegando a hora de mais um Unicamp de Portas Abertas (UPA). A missão do evento é apresentar não apenas os laboratórios, bibliotecas e espaços físicos dos campi, mas também as diversas frentes de trabalho da Universidade e projetos desenvolvidos por professores e alunos que contribuem para o avanço e o bem-estar da sociedade.
Para que os estudantes do ensino médio e vestibulandos conheçam alguns desses trabalhos, a UPA deste ano vai contar uma programação de painéis que vão discutir grandes temas, como a produção científica e de novas tecnologias provocada pela pandemia do coronavírus, o incentivo à inovação e ao empreendedorismo já na graduação, além das preocupações da Unicamp com a sustentabilidade e a defesa dos direitos humanos.
A UPA 2021 será realizada nos dias 20 a 23 de julho e os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal da TV Unicamp no YouTube, sempre às 10h. O público pode participar enviando suas questões e comentários via chat.
No dia 21 de julho, segundo dia de UPA, ocorre o primeiro painel com o tema Ciência e Tecnologia na Pandemia. Nele, alguns dos membros da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19 vão compartilhar um pouco de suas experiências no desenvolvimento de pesquisas importantes para o combate à Covid-19 que são realizadas na Universidade desde o início da pandemia.
Eles também comentam a importância do incentivo à ciência e dos desafios de formar novos pesquisadores para o futuro. Participam do bate-papo os professores Marcelo Mori, Luiz Carlos Dias, Marisa Beppu e Anderson Rocha, além de estudantes que participam dos trabalhos realizados pelo grupo.
O bate-papo sobre Empreendedorismo e Inovação na Universidade será no dia 22 de julho, terceiro dia de UPA. Organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova), o painel vai apresentar as iniciativas de empreendedorismo em que estudantes de graduação da Unicamp podem se envolver desde o início do curso, além de discutir os benefícios de se incluir o incentivo à inovação ao longo da vida acadêmica.
A discussão vai contar com a participação de Mariana Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp; David Figueira, ex-aluno da Unicamp, CEO do Grupo Lamas e presidente do grupo Unicamp Ventures; além de alunos representantes da Liga Empreendedora e das Empresas Juniores da Unicamp.
No quarto e último dia da UPA, 23 de julho, o tema da discussão será Sustentabilidade e Direitos Humanos. O bate-papo vai apresentar projetos que tornam a Unicamp uma universidade mais sustentável, como a busca por maior eficiência energética, desenvolvimento de novas tecnologias e incentivo a pesquisas sobre o tema.
Também serão discutidas ações para o fortalecimento de uma cultura de defesa dos direitos humanos na Universidade e na sociedade. Participam deste painel os professores Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do projeto Campus Sustentável; Danúsia Arantes, coordenadora do projeto Olhos no Futuro, que leva a escolas públicas a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; e Josianne Cerasolli, coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp.