Erika Rodrigues e Marcos Leandro
Quando chega os meses frios, as pessoas que gostam de neve já ficam de prontidão. Como tem acontecido nos últimos anos, não precisamos sair do Brasil para vê-la, já que em Santa Catarina ela acontece, diria até que com certa frequência.
Lá temos o que podemos chamar de triunvirato da neve, que é formado pelas cidades de São Joaquim, a mais conhecida, e as não menos frias Urupema e Urubici. É desta última nosso artigo de hoje.
Urubici está no alto da serra catarinense, há exatos 915 metros de altitude e distante 170 km da capital Florianópolis. Sim ,Urubici oferece a neve, mas não apenas ela.
Um dos principais pontos turísticos do município é, sem dúvida a, Pedra Furada, uma formação rochosa bem próxima ao Morro da Igreja, que falarei mais adiante. A Pedra Furada está nas escarpas da Serra Geral. Reconhecida internacionalmente, a Pedra Furada possui um furo de aproximadamente 30 metros de diâmetro, esculpida pela ação dos fortes ventos na região. Inclusive, é obrigatório agasalho, pois o vento é bem gelado. Uma obra-prima da natureza que merece ser vista. O acesso é bem fácil para contemplação a uma distância não muito grande. Para aventureiros existe uma trilha que se chega até ela.
Neste mesmo local está o Morro da Igreja, que é o ponto mais alto do sul do Brasil, com 1822 metros de altitude e, segundo dizem, o ponto mais alto do Brasil habitado. Não sei. Talvez seja mesmo. Lá localiza-se o Cindacta, que faz toda a cobertura do espaço aéreo do Sul do país, nem preciso dizer que também venta muito e frio. Como o Morro da Igreja e o parque da Pedra Furada ficam em área militar é necessário solicitar autorização no centro da cidade de Urubici, e os passes para subir são limitados.
Mas Urubici tem mais, muito mais. Lá está a famosa Cachoeira do Avencal, uma das mais altas do Brasil e com uma tirolesa fantástica. Para quem gosta de adrenalina vale o passeio. No próprio morro do Avencal estão também inscrições rupestres que datam de mais de 4000 anos, com certeza outro ponto que vale a pena.
Além disto tudo, fica em Urubici uma das mais empolgantes e perigosas serras do Brasil, a Serra do Corvo Branco, que neste artigo não entrarei em detalhes porque terá um específico para ela. Merece.
Se você gosta de frio, tem espírito aventureiro e curte adrenalina, não deixe de fazer uma visita a Urubici, ela vai te surpreender.
Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada