Na próxima segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) a Coronavac para crianças a partir de três anos. A DRS (Diretoria Regional de Saúde) XIV, em São João da Boa Vista, recebeu 2.830 doses e vai enviá-las para 20 cidades.
Mogi Mirim receberá, inicialmente, 600 doses. A gerente da VS (Vigilância em Saúde) do Município, Vivian Delalibera Custódio, ressalta que a imunização das crianças é importantíssima para conter o avanço da covid-19, além de evitar casos graves e mortes por causa da doença nesse público-alvo. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de crianças de 3 a 11 anos.
Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria já distribuirá as doses nas UBS’s para atender à demanda pela imunização. A vacinação acontece sempre das 8h às 16h. O Ministério da Saúde iniciou o envio das 740 mil doses na segunda-feira, 16. Os primeiros estados a receberem a Coronavac foram São Paulo (218,4 mil), Minas Gerais (70,4 mil) e da Bahia (46,8 mil).
O esquema vacinal recomendado pela pasta também inclui a dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos. Neste caso, a orientação é que seja aplicada a vacina da Pfizer, quatro meses depois da segunda dose, informa o ministério. No entanto, há algumas semanas o Município não recebe a Pfizer Baby e nem a Pfizer Pediátrica.
Já o lote da Coronavac é oriundo de um contrato aditivo entre o Governo Federal e o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante. Novo aditivo para compra de 2,6 milhões de doses será assinado nas próximas semanas.
Além das crianças a vacinação contra Covid segue disponível para primeira dose os adolescentes entre 12 e 17 anos e adultos a partir de 18 anos. Também devem ser imunizados com a segunda dose, de acordo com a data agendada na carteirinha e a terceira dose (1ª Dose de reforço) a partir de 12 anos, com intervalo de 4 meses da segunda dose.
A Secretaria da Saúde orienta que a quarta dose ou segunda dose de reforço deve ser tomada a partir dos 18 anos, com intervalo de 4 meses da terceira dose. Há ainda a quinta dose (terceira dose de reforço) para imunossuprimidos a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses da quarta dose.