A campanha de vacinação antirrábica tem início na próxima quarta-feira, dia 13. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado a Secretaria de Saúde, já divulgou o calendário de vacinação. A previsão é que todos os animais da zona urbana sejam vacinados, gratuitamente, até o final de setembro. A meta do Município é vacinar mais de 15 mil cães e gatos.
O calendário da vacinação na área rural será divulgado no mês de outubro. As datas e horários serão informados pelos agentes comunitários de cada região. De acordo com a Prefeitura, semanalmente e durante três dias, será realizado um sistema de rodízio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesse período, uma equipe de enfermeiros estará no local e prestará o serviço de vacinação para os bairros atendidos pela unidade de saúde. Além da disponibilidade de dias, haverá também flexibilidade nos horários.
Os animais de estimação menores de três meses de idade, além de cadelas e gatas prenhas e animais em tratamento com medicações como corticoides, não poderão ser vacinados. Todos os outros podem e devem ser vacinados, caso contrário, correm um maior risco de contrair a doença quando em contato com o vírus, através de mordeduras, arranhaduras e saliva.
Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma zoonose viral, que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. A vacinação é fundamental porque é a única forma de controlar a doença. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.