A Secretaria de Saúde, através da equipe de Vigilância em Saúde, dará início nesta quarta-feira à Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A ação segue até o dia 9 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’S). No dia 26 de abril, haverá um esforço nacional com o “Dia D” de vacinação, ocasião em que além das UBS’s, inúmeros postos volantes vacinarão.
O atendimento será das 8h às 17h nas Emeb’s “Prof. Geraldo Alves Pinheiro”, “Ver. Terezinha da Silva Oliveira” e “Profa. Helena dos Santos Alves” e nos supermercados Carrefour Bairro, Lavapés da Vila Bianchi e Lavapés do Tucura. Já na Praça Rui Barbosa, a vacinação acontece das 9h às 13h e nas UBS’s das 7h às 13h. A novidade para esta campanha é que a vacina promoverá imunização contra a gripe sazonal (comum), H1N1e também H3N2.
Além das pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores de saúde, crianças a partir de 6 meses à menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A carteirinha de vacinação para todos os grupos é obrigatória e para aqueles que possuem doenças crônicas (e não estão nos grupos prioritários) é necessário uma receita, indicação ou carta médica.
A vacina é contra indicada às pessoas com reações: anafilática a ingestão de ovo, anafilática a doses anteriores ou a qualquer componente da vacina. O vírus da influenza é um dos principais agentes das infecções respiratórias em crianças e idosos. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor de cabeça e nos músculos.
As campanhas de vacinação desenvolvidas pela saúde pública, ao longo dos anos contribuíram para a prevenção da gripe, além de reduzir drasticamente o número de internações hospitalares, mortalidade e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.