sábado, maio 10, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Vacinação contra a gripe em Mogi Mirim começa no sábado (28), não...

Vacinação contra a gripe em Mogi Mirim começa no sábado (28), não no dia 23

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) terá início no sábado (28) em Mogi Mirim para idosos e profissionais da saúde, responsáveis pela linha de frente no atendimento à população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante todo o dia.

A medida, válida em todo o território nacional desde a próxima segunda-feira (23), foi tomada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo a proteção desses grupos, em especial os idosos, uma vez que a vacina é uma proteção ao quadro de doenças respiratórias mais comuns, e que podem levar a óbito.

A vacinação, que nesta fase inicial segue até o dia 16 de abril, antes das demais faixas etárias, será aplicada em todas as UBS’s de segunda a sexta-feira.

No ano passado, a Secretaria de Saúde registrou 36 notificações de doenças respiratórias no município, mas nenhuma de H1N1. Foram três casos confirmados de Influenza A H3 sazonal.

De acordo o Ministério da Saúde, em comunicado oficial, a escolha por idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

Isso é levado em conta pelos estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

O Ministério da Saúde informa que, a partir de 9 de maio, Dia D nacional de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

A campanha segue até 23 de maio.

Para a campanha nacional, o Instituto Butantan está produzindo 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam em 2019. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments