Idosos que tenham de 85 a 89 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (15). A partir das 10h, todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) estarão aplicando as doses dentro deste grupo prioritário.
Desta vez, não há necessidade de procurar as UBS’s antes para atualizar o cadastro do idoso e manifestar interesse pela vacina. Isso porque, o último lote de vacinas recebido pelo município é monodose, ou seja, cada frasco é destinado a um único idoso.
Na semana passada (quando os idosos com 90 anos ou mais começaram a ser vacinados), essa manifestação de interesse era essencial para o agendamento, já que os frascos de vacina eram multidoses, ou seja, uma vez abertos precisavam ser aplicados dentro do prazo de 6 horas, em 10 pessoas.
Portanto, a partir de segunda-feira (15), o idoso de 85 a 89 anos precisa apenas comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, das 10h às 17h, com seus documentos e, imediatamente, receberá a vacina.
Caso os familiares queiram cadastrar o idoso no site vacinaja.sp.gov.br/ antes de comparecer à UBS, esta é uma alternativa para agilizar o atendimento, mas é um procedimento opcional.
As UBS’s também já estão recebendo cadastros de idosos acima de 60 anos que estão acamados.
Neste caso, os familiares podem procurar a unidade de saúde para solicitar o recebimento da vacina, em casa. As equipes vão anotar nome, endereço e telefone do acamado para organizar uma agenda de vacinação para este grupo.
Ainda não há uma data definida para iniciar a vacinação dos acamados, mas assim que novas doses chegarem ao município, os acamados estarão entre as prioridades. (Da Redação)
Fique atento às regras e ao cronograma de vacinação!