A campanha de vacinação contra a gripe está em sua reta final e se encerra na próxima terça-feira, 30. A terceira e última fase da campanha foi dividida em duas partes e desde 18 de maio está na segunda etapa. Nesta fase, estão sendo vacinados adultos entre 55 e 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Na primeira parte, foram vacinadas gestantes, puérperas de até 45 dias, crianças entre 6 meses e 6 anos de idade e pessoas com deficiência. Aqueles que pertencem aos grupos prioritários de etapas anteriores também podem procurar os postos de saúde para receber a aplicação da vacina. Portanto, o morador que se enquadrar nos grupos preferenciais da campanha deve procurar o posto mais próximo de sua residência para receber a aplicação da vacina.
Inscrições para
turmas da EJA
Estão abertas até o dia 8 de julho as inscrições para turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação convencional durante a idade apropriada. Serão oferecidas turmas nas Emeb’s “Francisco Piccolomini”, à tarde, e “Professora Ana Isabel da Costa Ferreira”, no período noturno. As vagas são destinadas a pessoas acima de 15 anos. O início das aulas ainda depende do retorno do calendário escolar na rede pública municipal, suspenso desde março em razão da pandemia do novo coronavírus. As inscrições podem ser feitas nas Emeb’s durante o horário de funcionamento de cada secretaria. Saiba mais no portal www.opopularmm.com.br.
9 mil máscaras
confeccionadas
A produção de máscaras de tecido e TNT do Fundo Social, iniciativa adotada em combate à pandemia do coronavírus, extrapolou as expectativas iniciais e atingiu nesta semana a marca de nove mil itens confeccionados. Os materiais são distribuídos em serviços de assistência desenvolvidos pelos centros de referência em assistência social (Cras’s) e centros de referência especializados em assistência social (Creas’s), bem como por ações de conscientização executadas pelas equipes de fiscalização e membros da Vigilância em Saúde. Contribuições podem ser feitas mediante contato com a entidade pelo telefone 3862-3129, ou pelo e-mail fsmirim@gmail.com.
Alfaces d’água
retiradas do Zerão
Os bombeiros municipais realizaram a limpeza do lago principal do Complexo Lavapés, o Zerão, esta semana, com a retirada de vegetação aquática que cobre a superfície do lago. Conhecidas como alface-d’água ou erva de santa luzia, as plantas são da classe botânica macrófita e podem causar danos aos demais seres vivos do ambiente. Sua proliferação massiva bloqueia a entrada da luz do Sol e consome o oxigênio da água, bem como serve de vetor de reprodução a insetos transmissores de doenças. Além da retirada dos vegetais, também foi feito o recolhimento de lixos despejados no lago, como sacolas, latas e garrafas.
Agricultura faz
reparos no Piteiras
A Secretaria de Agricultura finalizou as atividades de reparos gerais no Piteiras, anteontem. Durante o serviço, foram executadas melhorias em estradas do bairro e preparado espaço para o recebimento de nova parada de ônibus. Às margens da Rodovia MMR-347, a Rodovia dos Agricultores, foi realizado o corte da vegetação que avançava sobre a pista. Da mesma forma, na altura do km 1,5, foi criado um recuo na área lateral para a implantação de um ponto de ônibus. Para reforço da área, o trecho foi coberto com 25 metros cúbicos do material mineral seixo. Além dessa intervenção, duas caixas de retenção de águas pluviais também foram construídas nas imediações, a fim de evitar erosões e alagamentos no local.