O último fim de semana de outubro foi de muita velocidade na Baixa Mogiana. Os apaixonados por carros puderam acompanhar inúmeras competições no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. Em meio à programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, teve ainda a sexta etapa da Old Stock Race.
Ou seja, os Opalas foram, mais uma vez, colocados na pista guaçuana para arrepiar os mais nostálgicos. Devido às eleições no domingo, 30, houve uma antecipação na agenda habitual, com treinos livres na quinta, 27, classificação na sexta, 28, e corridas no sábado, 29.
E aí brilharam as estrelas de Evandro Camargo e Ricardo Domenech. Depois de largar da pole, Camargo conseguiu abrir de Thiago Pereira que, na última volta, foi superado por Konrad Viehmann e sua Caravan – assim eles receberam a bandeirada.
Camargo voltou a puxar a fila na segunda largada, perseguido inicialmente por Pereira, que tomou a ponta na terceira volta. Domenech deixou Viehmann para trás e se juntou à dupla. Com uma ultrapassagem dupla na quinta volta, deixou os dois rivais para trás e cruzou a linha 3s818 à frente de Pereira. Viehmann novamente foi o terceiro.
Antes da etapa de encerramento do campeonato, a Old Stock fará uma prova extra em Tarumã (25 a 27 de novembro). Uma celebração da categoria dos Opalas na pista que iniciou a história da Stock Car no país, em 1979. A etapa final será no dia 18 de dezembro, em Interlagos. E a corrida do dia 29 foi a segunda em Mogi Guaçu em 2022, já que a abertura do campeonato ocorreu por aqui, em 6 de março.
Paulista
O Campeonato Paulista de Automobilismo é promovido pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e o Interlagos Motor Clube. No fim de semana do dia 29, o agito foi grande. Afinal, aconteceram provas de 11 categorias diferentes, incluindo a Old Stock Pro, como também a Old Stock Street. Também estiveram no rol de eventos no Velocitta corridas de Fórmula 1600, Fórmula Vee e Fórmula Evolution, bem como da Fórmula Delta, com monopostos que lembram, aos fãs menos fanáticos e em uma explicação simplista, os carros de Fórmula 1.
O cronograma ainda reuniu disputas em carros, com a Copa Joy (de Onix), o Open Paulista (especialidade que visa fomentar a utilização de qualquer modelo de competição e de preparação), a Clássicos de Competição (que permite importados e nacionais lançados até 1983, veículos nacionais produzidos apenas com as modificações estéticas apresentadas pela fábrica até 1992, mas que mantiveram a mesma base técnica e carreteras e réplicas nacionais), a Marcas e Pilotos (com veículos de passeio com capacidade mínima de 4 passageiros), e a Race Cup (com veículos Celta RaceCup 1.4).
E teve ainda a Mercedes Benz Challenge C300 e a Mercedes Benz Challenge CLA. Quem desejar mais informações sobre a etapa, bem como detalhes gerais das competições que passaram pelo Velocitta, é só acessar faspnet.com.br, que é o site da Federação de Automobilismo de São Paulo e ficar por dentro.
CRÉDITO DA FOTO: Humberto Silva/OSR