sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeVem aí a 9ª Conferência Municipal da Saúde

Vem aí a 9ª Conferência Municipal da Saúde

O ano de 2023 será marcado por grandes eventos na área da Saúde como, por exemplo, a realização de conferências de âmbito nacional, estaduais e municipais. E é neste contexto que a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), começou a preparar a 9ª Conferência Municipal da Saúde.

De 6 a 17 de fevereiro terão início as pré-conferências, de onde sairão os delegados e suas respectivas propostas para o evento principal, a Conferência Municipal da Saúde, que ocorre no dia 1º de março, no Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’ de Mogi Mirim, das 7h às 13h.

Esse evento, realizado a cada quatro anos, é um acontecimento importante para a cidade e conta com a participação de representantes de vários segmentos sociais. Também é um momento em que a população tem a chance de avaliar a situação da Saúde no país, estados e municípios e, ao mesmo tempo, propor diretrizes para as políticas públicas para o setor.

Em Mogi Mirim, serão 13 pré-conferências, que ocorrerão nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e EAPs (Equipes de Atenção Primária), sempre das 14h às 17h. Delas, sairão os 26 representantes, dois em cada unidade de Saúde, sendo um usuário e um servidor.

Durante as pré-conferências, as unidades de Saúde vão interromper o atendimento ao público a partir das 13h30. Já na Conferência Municipal, serão eleitos quatro delegados (dois usuários, um servidor e um gestor da Saúde) que participarão da Conferência Estadual, em maio, na cidade de São Paulo.

Ainda durante a 9ª Conferência Municipal, serão debatidos os três eixos propostos do evento, que são: “O Resgate da 8ª Conferência Municipal de Saúde”, com a retomada de temas abordados em 2019, “O Controle Social do SUS (Sistema Único de Saúde)” e “Princípios e Diretrizes do SUS”.

O evento deste ano terá como tema “Amanhã Vai Ser Outro Dia-SUS”, numa alusão às dificuldades que o órgão enfrentou nos últimos quatro anos e os esforços para resgatar esse importante patrimônio dos brasileiros e que ganhou notoriedade, inclusive internacionalmente, durante a pandemia de covid-19.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments