Outubro é conhecido mundialmente como o mês da campanha de prevenção e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A finalidade do movimento é intensificar o compartilhamento de informações sobre a doença e, mais recentemente, sobre o câncer no colo do útero. Mas você sabe o motivo pelo qual outubro foi escolhido para abraçar a causa?
A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para a promoção de ações sobre a doença, porém não havia um período concreto para difundir o tema. Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o câncer de mama.
O movimento tomou força, sendo chamado de Outubro Rosa, no ano de 1990, em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova York, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez o laço cor-de-rosa.
Desde então ele tornou- se um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês. A regularidade no autoexame pode ser decisiva para a promoção de um tratamento com maior eficácia da doença. Se faz extremamente necessário estimular a realização dos exames o mais cedo possível, principalmente entre mulheres que compõem o grupo de risco.
Números
Este tipo de câncer é o que mais acomete mulheres por todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Só no Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. (Com informações do Portal PEBMED)
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama:
Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido
Pele com aspecto de casca de laranja
Alterações no bico do peito (mamilo)
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores contribuem com o desenvolvimento da doença entre as mulheres.
Alguns dos fatores de risco para o Câncer de Mama:
Sexo feminino
Idade acima de 55 anos
Mamas densas
Menarca antes dos 12 anos
Menopausa após 55 anos
Alcoolismo
Etnia: mulheres brancas são mais propensas, porém mulheres negras descobrem antes dos 45 anos
Fatores genéticos, principalmente com alterações nos genes BRCA1 e BRCA2
A mulher que possui esses fatores genéticos têm risco elevado para câncer de mama.