O que é verdade e o que não é mentira nesta nebulosa era da profissionalização da mentira? Quando enfrentamos a institucionalização das notícias falsas em um período potencializado por uma pandemia, a situação desgovernada nos leva a mortes causadas não apenas pela doença e pela falta de gestão da mesma, mas também pelas chamadas “Fake News” compartilhadas, sobretudo, na internet. Neste artigo, divulgado pelo centenário Instituto Butantan, veja o que é fato e o que é fake quando o assunto é a vacinação contra a Covid-19.
#FAKE Enfermeiras de Paraty (RJ) são internadas depois de receberem CoronaVac. Essa notícia alarmista não passa de um boato. A Prefeitura de Paraty já desmentiu a informação e explicou que a vacina do Butantan não oferece risco aos imunizados.
______________
#FAKE Diretor do Instituto Butantan e prefeito de São Paulo são parentes. Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, e Bruno Covas, prefeito de São Paulo, são irmãos. Essa informação é falsa. Dimas Covas e Bruno Covas, apesar de terem o mesmo sobrenome, não possuem qualquer grau de parentesco.
______________
#FATO Site vacinaja, do governo de SP, não é golpe. O https://vacinaja.sp.gov.br/ é um site verdadeiro do Governo do estado de SP, para pré-cadastro da vacinação contra a Covid. Ele foi feito para dar detalhes sobre a vacinação no estado. Todas as pessoas aptas a receber a vacina podem fazer um pré-cadastro. No momento, a vacinação está liberada para determinados grupos de idosos, indígenas e profissionais de saúde.
______________
#FAKE Políticos estão recebendo a CoronaVac antes da população. Políticos e seus familiares serão vacinados seguindo as mesmas regras da população em geral. Ninguém será privilegiado e não há distribuição ou venda da CoronaVac por qualquer meio que não o SUS. Recentemente, a filha de um ex-prefeito do Paraná apareceu nas redes sociais com um frasco da CoronaVac. O frasco estava vazio e era apenas uma amostra.
______________
#FAKE A vacina do Butantan está sendo comercializada via internet ou em farmácias. Essa informação é inverídica. Até 17 de janeiro de 2021 a vacina do Butantan não tinha liberação para ser comercializada, e depois disso fica à disposição do SUS para integrar o Programa Nacional de Imunização.
#FAKE A vacina pode matar. Pelo contrário, a vacina salva. A vacina do Butantan utiliza o vírus inativado, uma tecnologia já bastante conhecida na produção de outras vacinas do instituto. Segundo os testes realizados, ela não causa nenhum efeito adverso grave nem prejudica a saúde da população.
______________
#FAKE A China não utilizará CoronaVac. Em novembro, a China concedeu autorização especial para que a CoronaVac seja aplicada na população de alto risco, caso dos médicos e profissionais de saúde. Mais de 700 mil chineses foram vacinados com a CoronaVac em caráter emergencial até dezembro de 2020.
______________
#FATO A vacina do Butantan é brasileira. A vacina do Butantan está sendo feita em parceria com a empresa chinesa Sinovac, mas é uma vacina brasileira, feita em São Paulo, no Butantan, porque prevê uso de tecnologia local.
______________
#FAKE Os brasileiros serão cobaias da vacina. Todas as vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan obedecem rigorosos critérios técnicos até que sejam disponibilizadas para a população. A CoronaVac já comprovou sua segurança e resposta imune nas fases 1, 2 e agora na fase 3 de testes, com 13 mil voluntários no Brasil. Outros países já aprovaram seu uso emergencial, como Turquia e Indonésia, e milhões de pessoas serão vacinadas. A vacina do Butantan está entre as mais seguras do mundo, segundo a revista científica Lancet.
______________
#FATO Existe uma fábrica só para a vacina de Covid-19. O Instituto Butantan está ampliando sua capacidade de produção com uma nova fábrica, totalmente financiada com recursos privados. O objetivo é produzir 100 milhões de doses por ano da vacina contra Covid-19. Vale ressaltar que já temos capacidade de produzir a vacina na mesma linha de produção da vacina contra influenza. A técnica para ambas é a mesma, um processo que dominamos há muitos anos.