Sai nesta sexta-feira (20) a segunda parcela do 13º salário dos trabalhadores. E o comércio está de olho nesse dinheiro a mais no bolso dos consumidores para alavancar as vendas do final de ano. Até aqui, muitos lojistas têm reclamado do movimento neste 2019.
“Está pior que em 2018. Apesar de que na semana das Crianças, os pais deixaram para comprar os presentes na última hora. Estamos apostando nisso e também no depósito da segunda parcela do 13º”, disse a gerente de uma loja de brinquedos à Rua Conde de Parnaíba, no Centro da cidade. Ela prefere não divulgar o nome.
O fraco movimento no comércio nesta época do ano até aqui não é só impressão de uma loja só. Outros lojistas ouvidos informalmente por O POPULAR também informaram que as vendas este ano ainda estão aquém de 2018.
Mas, não se esqueçam, a segunda parcela do 13º sai hoje e como sempre acontece parte desse dinheiro vai parar nas mãos dos comerciantes.
Boa Expectativa
Já para a comerciante Adriana Cristina Malvezzi, dona de uma loja de variedades no Centro da cidade, a expectativa é superar as vendas de 2018 em até 20% este ano.
“Nossa loja tem boas vendas o ano todo, porque trabalhamos com produtos baratinhos, e neste final de ano não tem sido diferente”, disse. “Mas ainda vai melhorar de hoje até a véspera de Natal, com a segunda parcela do 13º, como sempre acontece”, acrescenta. “Afinal, brasileiro deixa tudo para a última hora”, observa.
Assim como ela, há lojistas calculando lucro maior para o final de ano de 2019. Se não 20%, pelo menos 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a expectativa da maioria dos comerciantes mogimirianos.