sexta-feira, novembro 22, 2024
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Vendedor de enciclopédias

Muitas pessoas nem se lembram mais desse profissional. O seu produto de venda era a enciclopédia, um conjunto de livros, que continha informações sobre todos os assuntos, objetos do conhecimento humano da época.

Lembro ainda hoje, quando meu pai trouxe um volume da edição da Barsa e depois, quando comprou uma coleção completa para eu e meu irmão realizarmos as pesquisas dos trabalhos de escola. Recordo-me de passar horas lendo os conteúdos dos diversos assuntos.
É bom relembrar que as enciclopédias traziam informações sobre os poucos dados de conhecimento do homem naqueles tempos. E aí estava a magia do negócio, elas precisavam ser atualizadas e sempre havia um novo volume com atualizações.

Esse profissional da época, quase sempre, era exercido por uma pessoa culta, com conhecimento, vestia-se bem e falava de forma agradável e, acima de tudo, era uma pessoa respeitosa que passava muita confiança. Mas o tempo da enciclopédia, assim como o dos acendedores de lampião de gás, e dos professores de Educação Moral e Cívica, passou.

Hoje, o Google e outras ferramentas de pesquisa realizam esse serviço. Dessa forma, as informações ficaram mais acessíveis e as atividades de “copia e cola” também. Comento isso, porque estamos vendo repetições do mesmo. Pega-se uma ideia, muda-se a cor, a fonte e pronto: está aí uma nova campanha. E na verdade temos o mesmo do mesmo.

Isso não vende, o que vende é ser inovador. Fala-se em “meu produto tem qualidade”, mas qualidade não é mais diferencial, é item básico, é uma obrigação. Se não tiver qualidade seu cliente não volta. Assim seu diferencial tem que ser outro.

Se o produto oferecido ao cliente é algo que todos vendem, semelhante aos commodities (produtos elaborados em larga escala e que possuem qualidade e características uniformes, ou seja, não se diferenciam de local para local, nem de produtor para produtor), se estamos nesse nicho, é necessário desenvolver um apelo, um diferencial que traga e fidelize o cliente.

Pode ser o atendimento, a apresentação ou o preço. Agora, para ter preço bom, é preciso comprar em quantidades maiores e, para isso, existe a necessidade de parcerias com empresas que trabalham com produtos semelhantes e fazer compras conjuntas.

Assim, o segredo de uma empresa ter mais sucesso que outra é o saber comprar bem. E com isso poder oferecer seus produtos com maior diferencial. Não deixe sua profissão acabar como os vendedores de enciclopédias. Busque inovação e seja diferente. Compre melhor, procure novos mercados, venda mais. Faça a diferença!

Boa Semana e fique atento às novidades!

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