Uma das principais queixas do mogimiriano há anos, a iluminação pública está prestes a receber um reforço mais do que necessário. Nesta semana, a Prefeitura, por meio do secretário de Governo Danilo Zinetti, revelou ao O POPULAR que o Poder Público, através da contratação de uma empresa terceirizada, elabora projetos de expansão do parque de iluminação municipal. Dividido por etapas, com um projeto de grande abrangência e outros seis intermediários, prevê a substituição de lâmpadas convencionais, a de vapor de sódio, por lâmpadas de led.
Em paralelo aos projetos, que precisam passar pela avaliação e aprovação da Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Mogi, a Administração Municipal mira a compra de 2,5 mil lâmpadas.
O processo, que depende da publicação no Diário Oficial do Município, aprovação dos projetos, aquisição das luminárias e dos serviços, tem estimativa de duração de até quatro meses. Tudo será custeado pelo montante arrecadado via a taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), e feito via processo de licitação. Segundo a secretaria de Finanças, a Prefeitura tem em caixa R$ 5,5 milhões provenientes da taxa. Atualmente, são 14 mil pontos de lâmpadas em Mogi Mirim.
O serviço será levado para áreas consideradas prioritárias, que abrangem ruas e avenidas de maior movimento, bem como regiões deficitárias no serviço. Embora o cronograma não tenha sido divulgado, um dos pontos está concentrado entre as Chácaras Bela Vista, Chácaras São Marcelo e Parque das Laranjeiras. Um novo projeto, de maior impacto, prevê a troca em locais de grande fluxo de veículos, concentração de comércios e residências, como a Rua Padre Roque, o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, e a Avenida Brasil, entre outras.
O motivo pela contratação da empresa privada está relacionado à falta de engenheiros elétricos no quadro de funcionários da Prefeitura. Para se ter uma ideia, um profissional ligado ao Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) vem sendo “emprestado’ ao Poder Público.
Voltagem
A Prefeitura trabalha para a compra de 2,5 mil lâmpadas, entre 50 a 100 watts, mas que podem chegar a até 150 watts. A avaliação é que as lâmpadas de 50 watts são insuficientes para levar uma claridade adequada e pode ser um investimento perdido a médio e longo prazo. “A Prefeitura vem comprando projetos. Para trocar por lâmpadas led, a Elektro exige projetos. São 14 mil pontos na cidade, entre vias e praças. A Elektro possui uma medição e define o local da voltagem de cada lâmpada. O pagamento também será usado pela CIP”, informou Danilo.
Atualmente, o dinheiro da taxa é utilizado para a compra de insumos, lâmpadas, reatores e o pagamento de horas extras para funcionários, sobretudo aqueles que trabalham no período noturno. São cinco homens e dois caminhões responsáveis pelo serviço do município.
Danilo explicou que nos últimos anos, a empresa terceirizada responsável pelo serviço de iluminação pública na cidade consumia uma fatia considerável da taxa de iluminação pública, o que encareceu ainda mais os cofres e não trouxe o resultado esperado. O valor poderia variar entre R$ 300 a R$ 400 mil ao mês. “A quantidade de lâmpadas que trocamos quando chegamos (em 2017) foi absurda”, relembrou.
Rui Barbosa
O secretário revelou ainda que uma empresa do setor privado, que não teve o nome revelado, apresentou à Prefeitura um projeto de reformulação da iluminação pública da Praça Rui Barbosa, no espaço compreendido entre o Coreto Municipal e a antiga banca de jornal, hoje um canteiro, localizada em frente à agência do Banco do Brasil.
A Administração Municipal fará um termo de referência para colocar o projeto em prática. Os pedidos para troca de lâmpadas podem ser feitos pelo telefone 3805-2132.
Iluminação ganha reforço de caminhão de R$ 253 mil
A estrutura disponibilizada pela Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços para a equipe responsável pelos serviços de iluminação pública foi beneficiada com a compra de um novo caminhão. Na última terça-feira, o veículo foi entregue ao secretário da pasta, Fábio Mota. Adquirido através de recursos da CIP, o caminhão possui todos os equipamentos de série, sendo considerado um veículo completo. O investimento foi de cerca de R$ 253 mil.
“É uma aquisição necessária e importante, a fim de atender a demanda dos trabalhos. Nesse sentido, optamos por uma viatura que oferece todos os itens, sendo os mais importantes o guincho e o cesto aéreo”, celebrou Fábio Mota.
A partir de agora, os servidores passam a ter dois caminhões à disposição e, desde quarta-feira estão na rua para o atendimento à população. De forma prioritária, um deverá dar suporte nas áreas definidas como eixos, isto é, regiões que recebem todo o aporte de limpeza pública.
Recentemente, o município foi subdividido em 16 eixos, a fim de efetivar a roçagem, capina, pintura, operação tapa-buraco, coleta de entulho e troca da iluminação das áreas públicas como praças, jardins, parques, córregos, rotatórias e canteiros centrais de avenidas.
O eixo atual é o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, abrangendo a área desde o antigo kartódromo até o cruzamento entre a Rua Antônio Ravagnani e a Avenida Adib Chaib, em uma extensão de mais de 5 km. Outro caminhão será disponibilizado para o atendimento das ocorrências solicitadas, ainda de acordo com o Executivo.