A Biblioteca Municipal de Mogi Mirim ganhou dois novos computadores com CPU’s e monitores para gestão de acervo e atendimento aos usuários. Foram investidos cerca de R$ 20 mil, que é uma verba do orçamento impositivo do vereador Alexandre Cintra (PSDB) de 2019 à Secretaria de Cultura e Turismo.
A Biblioteca Pública de Mogi Mirim tem dois acervos dos patronos Pedro Paulo Jannuzzi e Guilherme de Almeida, totalizando 20 mil obras catalogadas que atendem cinco mil usuários cadastrados.
Os equipamentos adquiridos atendem à modernização que a biblioteca tem passado, bem como preserva com total segurança dados e informações dos usuários, atendendo as exigências do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).
Os novos equipamentos, já instalados, têm a finalidade de armazenar toda a gestão do acervo da Biblioteca Pública, que é realizada pelo software Biblivre.
Inclui neste serviço o armazenamento de todo o catálogo de obras da Biblioteca, que hoje conta com aproximadamente 20 mil obras catalogadas, cadastro de usuários contendo mais de cinco mil cadastrados, além de toda movimentação que é realizada no atendimento, como empréstimos, devoluções e renovações de livros.
Neste servidor também serão armazenados as edições digitais dos jornais O POPULAR e “A Comarca”. Estima-se que esse servidor terá uma durabilidade de aproximadamente cinco anos, considerando um armazenamento diário de dados.
O outro computador também será utilizado como administrador de rede para armazenamento de pastas e arquivos dos serviços administrativos da Biblioteca. (Da Redação)