A vereadora Sonia Módena enviou ofício à presidência da Câmara Municipal, esta semana, solicitando a antecipação do duodécimo da Casa para aplicação na área da saúde e para complementar a renda familiar dos servidores municipais afastados de suas funções por conta do coronavírus (Covid-19). Sonia argumenta ainda que a antecipação também do 13º salário do funcionalismo vai ajudar a movimentar a economia da cidade. Segundo ela, tanto o presidente da Câmara, Manoel Palomino, que já respondeu ser favorável à devolução, quanto o prefeito Carlos Nelson Bueno foram oficiados sobre a proposta. “Só precisa fazer os cálculos junto à contabilidade para saber o valor que vamos poder devolver”, disse.
Cempi’s e Emeb’s
entram em férias
A Secretaria Municipal de Educação comunica a suspensão das aulas até o dia 21 de abril para todos os alunos dos Cempi’s (ensino infantil) e Emeb’s (ensino fundamental). A medida também atinge professores e demais funcionários da Educação. Essas férias fora de época foram forçadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como medida de prevenção aos estudantes, educadores e funcionários da rede municipal de ensino. As aulas voltam após o dia 21, mas só no caso desta nova doença estar controlada até lá. “Nossos alunos não terão prejuízo escolar, do calendário escolar”, frisou a secretária Flávia Rossi.
Poupatempo
para até o dia 30
O Governo do Estado de São Paulo, através do decreto estadual 64.879, fechou as unidades do Poupatempo em todo o estado até o dia 30 de abril. A medida foi tomada em prevenção ao novo coronavírus. A plataforma online do posto continua realizando 40 serviços, que podem ser acessados e consultados em http://www.poupatempo.sp.gov.br/. Para aqueles que necessitam renovar a CNH, não estão sendo aplicadas multas para carteiras que venceram a partir de 19 de fevereiro e a renovação será retomada quando for permitido que as unidades reabram. O prazo para conclusão do processo de habilitação já iniciado passou de 12 para 18 meses.
Saúde lança o
‘Disk Covid-19’
A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim lançou esta semana o “Disk Covid-19”, serviço voltado para o esclarecimento de dúvidas e orientação sobre o novo coronavírus. O canal direto terá a base na Secretaria de Saúde, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os telefones para contato são o 3806-4730, 3804-2462, 3804-2642 e o 150. O atendimento será prestado pela Ouvidoria da Pasta e enfermeiras, que contarão com o suporte técnico de duas médicas da rede pública municipal. O objetivo é informar sobre o novo coronavírus, quais seus sintomas, medidas de prevenção e cuidados com a higiene pessoal. A ideia do Disk Covid-19 é também auxiliar a população quanto ao momento em que se deve buscar atendimento, seja em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou na Santa Casa.
Mudança
no trânsito
O fluxo de trânsito na Zona Leste, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi adaptado em decorrência da instalação da tenda de atendimento a pacientes com sintomas de síndromes gripais. A estrutura foi montada no trecho da Rodovia Elzio Mariotoni que fica de frente com a unidade de saúde, bloqueando a passagem dos veículos que desciam da região do Parque das Laranjeiras em sentido ao Centro. Agora, o motorista deve desviar à Avenida dos Jacarandás para retornar à Rodovia Elzio Mariotoni e completar o trajeto. As operações da tenda auxiliam no combate ao coronavírus, executando a triagem de pacientes que se dirigem à UPA com sintomas de síndromes gripais.