O Victória sagrou-se campeão invicto da Copa de Futebol Society 2017 ao derrotar a Santa Luzia por 7 a 6, em decisão realizada na manhã de domingo. A final foi disputada no Gonçalves Avenida Society, onde foram realizados todos os jogos da competição.
Envolvida pela rivalidade de dois clubes oriundos da zona Norte, a final teve clima tenso. A expectativa de uma final decidida nos detalhes em virtude da qualidade dos dois elencos se confirmou durante a partida. Porém, no início o Victória foi amplamente superior e chegou a abrir uma diferença de quatro gols em relação ao adversário.
O Victória entrou mais ligado na partida e, com toques de bola rápidos, envolveu o adversário, que apresentava falhas de marcação no sistema defensivo, cedendo espaços. O placar foi aberto logo nos minutos iniciais, com Bruno Augusto, destaque da final, com três gols marcados. Aos 6 minutos, Bruno Augusto recebeu de Acácio e tocou para a rede: 2 a 0.
Aos 8 minutos, Iago recebeu na entrada da área e finalizou de primeira, marcando um golaço: 3 a 0. Foi o 28º gol de Iago, que se isolou na artilharia da Copa.
Aos 12, Iago cobrou escanteio na cabeça de Acácio, que fez 4 a 0.
Enquanto o Victória apresentava um posicionamento bem organizado em campo, a Santa Luzia jogava de forma desorganizada e demonstrava uma ansiedade excessiva, que prejudicava o desenrolar das jogadas. No entanto, a equipe conseguiu se acertar no decorrer do jogo e reagiu, melhorando a intensidade ofensiva, especialmente pela participação de Marquinho, que anotou três gols.
O primeiro gol da Santa Luzia foi marcado aos 17 minutos, em chute de fora da área de Marquinho. Aos 18, Mateus bateu de fora da área e fez 4 a 2. Dois minutos depois, a bola sobrou na área para Gui Mariano, que encheu o pé para fazer 5 a 2. Aos 22, Artur chutou de fora da área e diminuiu o placar para 5 a 3.
A segunda etapa foi pautada pelo equilíbrio.
Logo aos 4 minutos, Marquinho fez jogada individual, ganhou a dividida com Iago e chutou de fora da área: 5 a 4. A Santa Luzia conseguiu o empate ao 10 minutos, com Lucas Delfino, após boa troca de passes.
Pouco depois, o Victória ficou dois minutos com um jogador a menos em função de Luciano Bridi ter recebido o cartão amarelo por atingir um adversário.
O Victória voltou à frente do placar aos 14, em chute de fora da área de Acácio. Um minuto depois, Marquinho bateu da esquerda e acertou o ângulo contrário, empatando o jogo novamente.
Aos 23, Bruno Augusto marcou o gol do título, ao finalizar no canto direito do goleiro Murilo. Foi o 27º gol de Bruno, que terminou como vice-artilheiro, ao lado de Willian, do Amigos.
Pouco depois, foi a vez da Santa Luzia ficar dois minutos com um jogador a menos, quando Humbertinho Brasi tomou cartão amarelo por acertar Iago. Nos momentos finais, Miguel atingiu o goleiro e também recebeu amarelo.
Na primeira fase, o Victória já havia vencido a Santa Luzia por 6 a 5, na até então única derrota do Terror da Zona Norte.
O goleiro menos vazado da competição foi Mateus, do Vila Chaib, com 27 gols tomados em 10 jogos, uma média de 2,7 por partida.
Elencos
Comandado pelo técnico Carlão Corrêa, o Victória entrou em campo com Gustavo, Tibúrcio, Acácio, Miguel, Iago e Bruno Augusto. Durante a partida, também entraram Luciano Bridi, Leo Bridi e Gui Mariano. O elenco também contou com Lira, Shrek, Açougueiro e Décio. A Santa Luzia, do técnico Totonho, entrou com Murilo, Lucas Delfino, Lucas Brasi, Humbertinho Brasi, Mateus e Marquinho. Durante o jogo entraram Gui Caetano, Anderson Turco, Jordan, Kauê, Felipe e Artur. O elenco ainda contou com Wellington e Rafael.