A Secretaria de Segurança Pública de Mogi Mirim iniciou na última semana, a instalação de 10 câmeras do tipo speed dome, que dão visão 360º, em diversos pontos da cidade. O objetivo do sistema de videomonitoramento é inibir possíveis ações criminosas, facilitar a identificação de indivíduos que possam praticar delitos, aumentando, assim, a segurança da população.
As câmeras estão sendo instaladas na Rua Coronel João Leite, na Praça do Jardim Velho, na Avenida 22 de Outubro, na Avenida Professor Adib Chaib, em dois pontos da Rua Padre Roque, dois pontos da Rua Conde de Parnaíba e em três pontos da Praça Rui Barbosa.
A sala de monitoramento será localizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, local onde já funciona a Muralha Digital, sistema que capta imagens dos veículos que circulam no município. Por se tratar de dois sistemas diferentes, eles funcionarão separadamente, de forma independente. O prazo para o fim da instalação das câmeras está planejado para o dia 1º de fevereiro, sendo que em uma semana o software é instalado e o sistema inicia suas operações.
A nova conquista para a Segurança Pública de Mogi Mirim se deve a emenda parlamentar de R$ 200 mil do deputado federal, David Soares, obtida pela vereadora Sônia Módena, e por cerca de R$ 49 mil de contrapartida da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública.