A Vigilância Ambiental terminou nesta quarta-feira (11) mais uma etapa da operação “Busca Ativa”. Com o objetivo de capturar escorpiões no cemitério municipal, ação foi iniciada na segunda-feira (9).
Ao longo dos três dias foram capturados 724 escorpiões, sendo 461 adultos e 263 filhotes. Eles serão encaminhados para o escorpionário de Itapira e ao Instituto Butantã para a produção de soro antiescorpiônico
A procura pelo animal peçonhento foi realizada durante a noite, em virtude de sua natureza noturna. Dessa maneira, a equipe desempenhou o trabalho sempre a partir das 19h.
Para localizá-los na escuridão e se protegerem de quaisquer perigos, os agentes responsáveis pela execução da tarefa utilizaram lanternas ultravioletas, pinças de 30 centímetros e itens de vestuário grossos, como botas de borracha e luvas de couro.
As operações de busca ativa no cemitério municipal são realizadas com frequência, sendo que a última ação ocorreu entre os dias 5 e 7 de outubro.
A iniciativa coordenada pela Secretaria de Saúde ajuda a eliminar a presença dos escorpiões. Esse fator, somado à limpeza constante da área e ao fato de escorpiões não terem hábitos diurnos, garante tranquilidade aos visitantes.
O escorpião
O escorpião possui toxina venenosa em sua cauda e a recomendação da Secretaria de Saúde é que, caso alguém venha a ser picado, procure o mais rápido possível atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), local que detém o soro antiescorpiônico na cidade. (Da Redação)