A partir deste mês, a Vigilância em Saúde (VS) passa a emitir, gratuitamente, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A medida beneficia todos os munícipes que realizam viagens internacionais. Segundo a coordenadora da VS, Joalice Franco, há mais de um ano, a Secretaria de Saúde se esforça a fim de alcançar esse benefício à população.

Anteriormente, o interessado deveria comparecer em cidades da região, sendo Jaguariúna a mais próxima, para garantir o certificado, documento exigido por mais de 120 países. A emissão do CIVP pode ser solicitada à Vigilância, localizada à Avenida Adib Chaib, 1.001, na Vila São José.
O que é e quem precisa?
O CIVP é o documento que comprova se o viajante está devidamente vacinado contra diversas doenças. O pedido deve ser solicitado com, pelo menos, dez dias de antecedência da viagem. Somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam tirar o certificado. Para mais informações a respeito da emissão do CIVP, basta acessar o http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia.
Conexões
Caso o país visitado não exija o certificado, mas se no trajeto houver conexões em nações que fazem a exigência do documento, o que ocorrer em diversos locais do mundo, será necessário obter o CIVP, mesmo que o viajante fique apenas dentro do aeroporto.