Dois óbitos por contágio de Covid-19 foram comunicados nesta quarta-feira (4) pela Vigilância em Saúde. Trata-se de um homem de 80 anos, falecido na segunda-feira (2), e de uma mulher de 87, falecida na terça-feira (3).
Foram contabilizados 20 casos testados positivos. Os pacientes estão em isolamento domiciliar.
Houve 17 altas médicas. Outros 34 casos foram descartados.
Ainda segundo o boletim divulgado nesta quarta, Mogi Mirim contabiliza 2.110 casos confirmados de Covid-19, sendo 2.016 curados.
Com 13 pessoas internadas, a taxa de ocupação hospitalar é de 23%, o menor índice desde o início da pandemia. Mais dados no gráfico abaixo.
Lar Emanuel
No combate à Covid-19, a Secretaria de Saúde tem intensificado em diversas etapas a testagem em massa da população com idade acima de 60 anos, incluindo as pessoas assistidas pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Coordenada pela Vigilância em Saúde, nas entidades assistenciais, a aplicação de testes começou entre os meses de abril e maio, ainda no início do período da pandemia. A ação prosseguiu.
Em outubro foi efetivada mais uma rodada de testagens nos idosos assistidos nas casas de repouso.
Desta vez, através de parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social e o Instituto Butantã, órgão do governo estadual. Na ocasião, os testes utilizados foram o material RT- PCR, que consiste na coleta das secreções geralmente feita por meio do swab, aplicado na região nasal e faríngea.
Os resultados foram divulgados na semana passada. Na Casa de Repouso Emanuel, localizada na Zona Norte, 15 idosos e quatro funcionários apresentaram resultados positivos.
Imediatamente, a equipe de Vigilância em Saúde compareceu na entidade e instruiu sobre os procedimentos a serem adotados. Os colaboradores foram afastados e os idosos remanejados para o isolamento social na própria instituição. Todos estão assintomáticos, mas em observação contínua.
Três idosos faleceram, sendo uma mulher de 87 anos e dois homens de 80 e 91 anos que apresentavam comorbidades. Os óbitos ocorreram em 29 de outubro e nos dias 2 e 3 de novembro.
Os resultados dos exames apontaram também dez casos negativos. (Da Redação)