Relatório de inspeção sanitária da Vigilância Sanitária feito a pedido do Ministério Público e entregue no final de agosto aponta 114 inconformidades em 33 das 36 unidades escolares da rede municipal de ensino.
O documento foi obtido semana passada por O POPULAR.
Entre as inconformidades nas 23 Escolas Municipais de Ensino Básico (Emeb’s) e nos 13 Centro Educacional Municipal de Primeira Infância (Cempi’s) constam desde reparos simples em salas de aulas e sanitários até infiltração, trincas e rachaduras em paredes e fiação exposta e extintor de incêndio vencido.
“Esse relatório revela um caos na estrutura das nossas escolas, o que envergonha qualquer mogimiriano. É preciso ter espaços dignos para se ter um ensino de qualidade”, observou o vereador Tiago Costa (MDB), que vem cobrando melhorias estruturais nas escolas municipais.
Apenas o Cempi “Maria de Lourdes Ferraz Guimarães”, no Linda Chaib, apresentou 11 inconformidades, conforme o relatório dos agentes da Vigilância Sanitária da Prefeitura.
É a que mais apresentou defeitos, como, por exemplo, a necessidade de manutenção do prédio, da rede hidráulica, troca de vidros quebrados, conserto da máquina de lavar roupas e pintura da área de recreação.
Só três unidades escaparam ilesas da inspeção sanitária. Os Cempi’s “Maria Aparecida Mariano Todarelli”, no Parque das Laranjeiras, e “Ernest Mahle”, no Horto do Vergel, e Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especializado (Cemae), no Jadim Europa.
Essas unidades não apresentaram inconformidades.
Outro Lado
Nota encaminhada pela Prefeitura começa dizendo que informações sobre inspeção sanitária, como as que O POPULAR teve acesso, não devem ser divulgadas.
O Código Sanitário ressalta que após a inspeção sanitária são solicitadas todas as adequações sobre as inconformidades registradas, e destaca que o auto de infração só é emitido de acordo com a avaliação de risco.
Informa que a análise realizada nas unidades escolares não coloca em risco a saúde da população ali atendida, como diretores, alunos e funcionários. As escolas municipais apontadas estão dentro do prazo para apresentação do relatório para a Vigilância Sanitária.
Inconformidades Apontadas
- Reparo em salas de aulas e sanitários
- Providenciar vaso sanitário para o banheiro PNE
- Reparo em válvulas hidras de sanitários
- Extintor obstruído; extintor de incêndio vencido
- Ralos sem tampas escamoteáveis
- Ausência de proteção contra insetos e roedores
- Ausência de manutenção em sanitários
- Pontos de infiltrações em salas de aula, almoxarifado e cozinha
- Iluminação do refeitório insatisfatória
- Falta de organização na escola
- Bolor nas paredes das salas de aula
- Necessidade de troca de mangueira de gás
- Presença de trincas, rachaduras e infiltrações nas paredes
- Fiação exposta
- Manutenção de todo o prédio como um todo
- Manutenção da rede hidráulica
- Providenciar troca ou concerto de máquina de lavar roupas
- Providenciar lixeira com tampas
- Providenciar pintura e manutenção da área de recreação