
No final da manhã desta quinta-feira, 14, a Vigilância Sanitária interditou a Clínica Odontológica “Sorriso do Povo”, localizada à rua Conde de Parnaíba, no centro de Mogi Mirim.
O motivo está relacionado a más condições de higiene e risco iminente à saúde pública.
A Secretaria de Saúde recebeu, via Ouvidoria Municipal, no início da semana, uma denúncia de que a clínica prestava atendimento à população de maneira irregular. Nesta quinta-feira, fiscais sanitários estiveram na sede do estabelecimento, comprovando as falhas.
No local, constataram inconsistência na higienização em materiais e equipamentos utilizados na clínica, o que pode causar infecção, e nenhum cuidado com o descarte do lixo contaminado e materiais esterilizados.
Com risco à saúde da população, os fiscais optaram por lacrar a clínica odontológica. A clínica já havia sido orientada, antes de começar a funcionar, a organizar toda a documentação necessária para a abertura.
A prefeitura, via Secretaria de Planejamento, solicita a apresentação do Laudo Técnico de Aprovação (LDA) da planta do imóvel, com todo o projeto arquitetônico. O documento é analisado tanto pela Vigilância Sanitária como pela secretaria municipal, emitindo o alvará de funcionamento.
A exigência não foi cumprida pela clínica.
Agora, os responsáveis pelo estabelecimento terão o prazo de 10 dias para apresentar recurso de defesa, pontuando em quanto tempo solucionarão os problemas encontrados pelos fiscais sanitários. O recurso será analisado antes de uma decisão.
Enquanto isso, a clínica permanece fechada e com atendimento suspenso ao público. (Da Redação)