sexta-feira, setembro 20, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteVila Dias é campeã invicta da Terceira Divisão do Campeonato Amador 2018

Vila Dias é campeã invicta da Terceira Divisão do Campeonato Amador 2018

A Vila Dias conquistou o título de campeã da Terceira Divisão do Campeonato Amador 2018 de forma invicta ao quebrar a invencibilidade do Resenha/Planalto, com vitória por 1 a 0. A final envolvendo dois times até então invictos foi disputada na tarde do dia 9, no Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz. Em caso de empate, a decisão iria para os pênaltis.

A final começou equilibrada, com marcação forte das duas equipes e muita disputa no meio de campo. Aos poucos, a Vila Dias foi chegando de forma mais intensa ao ataque, enquanto o Resenha/Planalto tinha os contragolpes à disposição.

Embora chegasse mais ao ataque, a Vila Dias, em variados momentos, demonstrava ansiedade, e desperdiçava lances com chutes de fora da área executados sem capricho e impedindo o prosseguimento das jogadas de forma bem trabalhada.

Elenco da Vila Dias e torcida posaram juntos para foto de campeão; torcida recebeu, do time, o troféu, para festejar na arquibancada.(Foto: Diego Ortiz)

Aos 17 minutos, Marcelinho chutou de fora da área e Gui Campana completou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento. Aos 19, Gui Magrão recebeu na direita e bateu com perigo, de primeira, para fora do gol.

Aos 24, em rara oportunidade, o Resenha respondeu. Delei deu um belo passe para o centroavante Gordo, que recebeu na esquerda e bateu cruzado, com perigo, com a bola passando perto do gol de Maurício.

Vila Dias derrubou a invencibilidade do Resenha/Planalto na decisão do Campeonato Amador da Terceira Divisão. (Foto: Diego Ortiz)

Na segunda etapa, a Vila Dias impôs mais sua superioridade e buscava o ataque de forma insistente. O Resenha tinha dificuldades em encontrar espaços diante do trio de zaga formado por Baby, Paulão e Leomar. Habilidoso e veloz, Delei se movimentava na tentativa de criar jogadas, mas era caçado a todo momento, sofrendo diversas faltas, e pouco produziu de efetivo. Já a Vila criou uma série de chances, antes de chegar ao gol.

Aos quatro minutos da segunda etapa, Gui Magrão recebeu de Baby na esquerda, invadiu a área, driblou Rodrigo Mainho e bateu cruzado, com perigo, com a bola passando perto do gol, à esquerda de Rafael. Aos 20, Gui Magrão cruzou e Breo cabeceou para fora. Aos 28, após bola cruzada da direita, Gui Magrão desviou com perigo, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio.

Na segunda metade do segundo tempo, enquanto a Vila Dias partia para cima, na tentativa de conquistar o gol do título, o Resenha tinha uma postura mais cautelosa, sinalizando que ficaria satisfeito levando a decisão para a disputa por pênaltis.

Aos 43, a insistência da Vila Dias surtiu resultado e Gui Campana cabeceou para fazer o gol do título. Na sequência, aproveitando que o adversário ainda estava em clima de comemoração, o Resenha deu a saída rápida e quase empatou a partida. A bola foi lançada ao ataque, passou pela defesa e Delei, de costas para o gol, deu uma bicicleta, mas o tiro saiu à esquerda de Maurício.

Vila, Resenha e Mirante sobem para a 2ª Divisão

Campeão e vice-campeão, Vila Dias e Resenha/Planalto, respectivamente, conquistaram o acesso à Série B do Campeonato Amador de 2019. Terceiro colocado pelo fato de ter sido o semifinalista derrotado pelo time campeão, o Unidos do Mirante também teve o acesso definido para a Segunda Divisão.

Galileu Araújo, técnico da Vila Dias, entre Carlão e Davi, líderes do Resenha/Planalto, em clima de amizade, após a decisão.(Foto: Diego Ortiz)

O projeto da Vila Dias é retornar à Primeira Divisão em 2020. Tradicional, o clube é o segundo maior campeão da Série A, com seis troféus, atrás apenas da Tucurense, que tem 16.

A Vila deixou de disputar a Primeira Divisão em 2015, por divergências com a Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm), um ano depois de ter sido campeã da elite. Como o regulamento prevê em caso de desistências, a Vila foi suspensa por dois anos e pôde, então, voltar a partir da lista de espera da Terceira Divisão. Já o Resenha/Planalto disputou o Amador pela primeira vez.

Premiações

Além de campeão, o goleiro Maurício conquistou o troféu de goleiro menos vazado da competição, com dois gols sofridos em 10 jogos disputados, uma média de 0,2 tento tomado por partida. O artilheiro do certame foi Jhoninhas, do Red Bull/Galáticos, com 14 gols marcados. Lucas Brasi, do Unidos do Mirante, eliminado nas semifinais pela Vila Dias, na disputa de pênaltis, ganhou o prêmio da Lifamm de destaque do campeonato. O árbitro Rogério Cassiano de França, o Mangueira, que apitou a decisão, foi premiado como destaque da arbitragem na competição.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments