Família Villa Real e Flamboyant deram grandes passos rumo à final da Segunda Divisão do Campeonato Amador na tarde de 30 de setembro, um domingo, quando venceram os jogos de ida das semifinais. No Estádio Distrital Ângelo Rottoli, o Tucurão, o Família Villa Real venceu o Cruz Azul por 3 a 1. No campo da Acojamba, o Flamboyant goleou o Juventude por 4 a 1.
Como no domingo, dia 7, não haverá rodada em virtude das eleições, as partidas de volta serão disputadas na manhã do dia 14.
No Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz, às 8h, o Cruz Azul enfrentará a Família Villa Real e, em função de ter a vantagem de dois resultados iguais proporcionada pela melhor colocação na segunda fase, precisa vencer por diferença de no mínimo dois gols para se classificar. Já o Villa Real se classifica até mesmo se perder por um gol de diferença.

O confronto envolve o time do ataque mais positivo da competição e a equipe da defesa menos vazada. O Família Villa Real é o time mais goleador do certame, com 33 gols anotados. O Cruz Azul tem a defesa menos vazada, com nove tentos sofridos.

O Villa Real foi o vice-líder do Grupo D da segunda fase, enquanto o Cruz Azul se classificou na liderança do C.
Além do jogo de ida da semifinal, as duas equipes já haviam se enfrentado na primeira fase, quando ambos estiveram no Grupo B e o Villa Real venceu o Cruz por 3 a 2, pela quinta rodada. O Villa Real foi o líder da primeira fase, enquanto o Cruz Azul ficou na vice-liderança.
Tucurão
Às 10h, no Tucurão, o Flamboyant jogará contra o Juventude e, em função da vantagem de dois resultados iguais, pode perder por até três gols de diferença. O Juventude precisa vencer por diferença mínima de quatro gols para garantir classificação.
O Flamboyant é o único invicto da Série B e se classificou na liderança do Grupo D da segunda fase, enquanto o Juventude foi o segundo colocado do C.
Na primeira fase, as duas equipes estavam no Grupo B e se enfrentaram, com empate em 1 a 1, na última rodada. O Flamboyant foi terceiro colocado na primeira fase e o Juventude terminou em quarto lugar.
Gols
No dia 30, dois gols do Villa Real foram marcados por Jean Carlos e um por Jean Robson. Para o Cruz Azul anotou Vinícius. Já os gols do Flamboyant foram registrados por Andrey, Adilsinho, Fernando Diniz e Mateus. O gol do Juventude foi marcado por Cleiton.
A artilharia da Série B é liderada por Pequeno, do Vila Nova, com 12 gols. O vice-artilheiro é Bira, do Família Villa Real, com nove tentos marcados. Com oito estão Jean Robson, do Villa Real, e Andrey, do Flamboyant.