Com um futebol amplamente superior refletindo a disparidade técnica entre um time que luta pelo acesso e outro brigando contra o rebaixamento, o Vitória goleou o Mogi Mirim por 4 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, na noite desta terça-feira. A partida foi válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Mogi segue na lanterna, com 22 pontos.
O Sapo contou com seis alterações na equipe titular. Com o zagueiro Paulão contundido, o técnico Sérgio Guedes promoveu a estreia de Élton, emprestado pelo Metropolitano-SC. Dois volantes foram trocados. Oriundo da base, Melk fez sua estreia e Franco ganhou nova chance no time titular. Deixaram o time Memo, poupado, e Henrique Motta, que ficou na reserva. O meia Luiz Fernando ganhou a vaga de Everton Heleno. Com o centroavante Ortigoza contundido, Júnior Juazeiro foi escalado. O substituto do atacante Serginho, suspenso, foi o lateral esquerdo Luan, escalado no ataque.
O Vitória começou pressionando e quase abriu o placar nas bolas aéreas. Logo aos 2 minutos, Kanu levou perigo em cabeceio, que saiu por cima do gol. Aos 6, Euller levantou a bola na área, o goleiro Mauro saiu do gol tentando interceptar e não conseguiu impedir o cabeceio de Rhayner, porém a finalização foi para fora.
Tocando a bola em velocidade, o time baiano envolvia o Sapo. O placar foi aberto aos 14. Diego Renan cruzou da direita, a zaga desviou e a bola sobrou para David dominar na área, pedalar na frente do marcador e finalizar: 1 a 0. O Vitória continuou dominando e o Sapo não esboçava reação. Aos 20, em jogada de velocidade, Pedro Ken deu belo passe para Diego Renan, que bateu cruzado, fazendo 2 a 0.
Aos 33, o Mogi reforçou a marcação com a entrada do volante Léo Bartholo no lugar de Luan. Na teoria, a equipe ficaria mais defensiva. Porém, com o meio-campo mais preenchido, o time passou a ter mais a bola e a chegar à frente. Na primeira chance de perigo, aos 38, Michel cruzou da direita e Júnior Juazeiro, livre de marcação, teve grande oportunidade para marcar, mas cabeceou mal, para fora.
Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Pedro Ken cometeu pênalti ao puxar a camisa de Élton na área. Na cobrança, Luiz Fernando bateu no canto esquerdo do goleiro Gatito Fernández. O arqueiro tocou na bola, mas não evitou o gol.
O Sapo seguiu pressionando e, aos 8, teve chance de empatar. Luiz Fernando venceu a marcação em jogada pela direita e chutou sem ângulo para o gol em vez de tocar para Franco, que estava atrás, e errou o arremate.
O Vitória respondeu aos 16, quase marcando um golaço com chute venenoso de fora da área de Flávio, que acertou o travessão. Aos 17, Mauro fez grande defesa após cabeceio de David.
O Sapo ficou mais ofensivo com a entrada do atacante Rafinha no lugar do lateral direito Michel, com Franco indo para a lateral. A mudança não se mostrou eficiente.
Na segunda metade do segundo tempo, o Vitória matou o jogo. Aos 31, Rhayner chutou de fora da área, Mauro deu rebote e Euller mandou para a rede: 3 a 1. Três minutos depois, em contra-ataque, David deixou livre Élton que, sem marcação, tocou para o gol: 4 a 1.
O Mogi volta a jogar no sábado, às 16h30, contra o Paraná Clube, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira.