Na próxima quarta-feira, 12, o Brasil celebra, mais uma vez, a sua padroeira. Nossa Senhora Aparecida será lembrada por uma legião de fiéis. A representação negra da Mãe de Jesus Cristo foi acolhida como a protetora de um país que, por mais de 350 anos, açoitou, abusou, invadiu, torturou e fez outras barbaridades com o povo negro. O país de maioria cristã e de maioria negra comemora o dia da Conceição Aparecida e Mogi Mirim não ficará omissa à data. Pelo contrário.
Na Vila Dias, onde, desde janeiro de 2013 está instalada a Paróquia da Imaculada Conceição Aparecida, uma grande festa teve início no dia 30 de setembro. Após um tríduo até domingo, 2, na segunda-feira, 3, teve início a novena. Ela segue até a véspera do Dia de Nossa Senhora Aparecida, na terça-feira, 11. Sempre com celebrações a partir das 19h30 em dias de semana e das 18h aos finais de semana.
Na quarta-feira, 12, as festividades começam às 8h, com a Missa Solene. Depois, às 10h15, haverá missa seguida de carreata. A partir das 12h30 ficou agendado um almoço com a apresentação da Orquestra Mogimiriana de Viola Caipira. À tarde, a partir de 16h30, ocorre a Reza do Terço, às 17h tem a Coroação de Nossa Senhora; e às 17h30 acontece a procissão e a missa que encerra as celebrações.
Pela programação social divulgada pela paróquia, deste sábado, 8, até o dia 12, haverá venda de pastel, churrasco e bebidas em uma animada quermesse.
São Benedito
Também é tempo de festa em outra paróquia ligada à negritude brasileira. Os fiéis de São Benedito, no Centro, que encerraram há pouco as celebrações por seu padroeiro, terão agenda especial na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, na Rua Maestro Carlos Gomes, nº 194, no Jardim Nossa Senhora Aparecida. A programação religiosa tem início neste sábado, 8, com missa às 18h.
No domingo, 9, haverá missa às 8h e às 18h. Na segunda, 10, e na terça, 11, missas às 19h. Já no dia 12 de outubro, a comunidade se reúne com missa às 8h, seguida da oração do terço com os peregrinos, a partir das 9h.
A partir das 10h ocorre a Reza do Rosário, com a Consagração a Nossa Senhora às 12h e procissão, missa e coroação a partir das 16h. Todos os dias haverá quermesse e, no dia 12, às 10h, tem o sorteio de rifa.
Outra comunidade que anunciou programação especial para o dia 12 foi a de São Joaquim e Sant’Ana, na Zona Norte. Haverá missa na Igreja de São Judas, às 7h, na Matriz, às 9h, e na Comunidade Providência de Maria, a reza das 1000 ave-marias, a partir das 13h. Já na Matriz de São José, a missa a Nossa Senhora Aparecida será às 8h.