Que barulho é esse? Olha que demais
Piuí, tic tac. Piuí, tic tac. Piuííí…
É o trem que vem passando lá embaixo.
É o trem que vai passando pela Estrada da Fepasa, no Jardim Ipanema. E lá na altura da Rua Ademir Ruiz tem uma plataforma. Só para ver o trem passar. Em pleno domingo, às 16h30.
Foi no domingo, 20, que a corretora de imóveis Sandra Maria Patelli Stort fez a inauguração da “Plataforma do Trem”. Só para seus netos Enrico e Elis, de 4 e 2 anos, e seus amiguinhos verem o trem passar. Olha que legal.
“Os dois são apaixonados por trem desde sempre e sempre que o trem apontava lá adiante e já se ouvia o seu piuí tic tac eu tinha que correr com as crianças para o barranco para eles verem o trem passar”, conta a vó coruja.
Mas seu falecido marido, Hugo Perez Stort, tinha medo de que acontecesse algum acidente por causa do barranco. Então veio a ideia – dos avós – de construir uma plataforma. Só para ver o trem passar. E assim foi feito. E com aval da Prefeitura e da Associação dos Moradores do Bairro, segundo Sandra.
Ela lembra com carinho e nostalgia o tempo em que se locomovia de trem para outras cidades, como Poços de Caldas (MG). Hoje, as locomotivas correm os trilhos da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) levando grãos, combustíveis e até bauxita de Mato Grosso e Minas Gerais para o porto de Santos. Quatro, cinco vezes ao dia, algumas puxando até 80 vagões.
“Mas como seria bom se pudéssemos ter de volta uma locomotiva de passageiros, mesmo que funcionasse só aos finais de semana. Seria uma atração turística em Mogi Mirim”, sonha, saudosista.
Enquanto isso não acontece, a Plataforma do Trem do Jardim Ipanema já se tornou um ponto animado de encontro de crianças – e adultos também. Só para ver o trem passar.
“O mais importante de tudo isso foi que essa plataforma despertou em todo o bairro uma união entre os vizinhos, uma alegria entre as crianças, todos com vontade de ajudar, de cuidar do espaço e de ampliar a limpeza em toda área verde paralela à linha do trem”, observou.
Piuííí…