segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALColunistasVocê enxerga desenhos em nuvens? É Pareidolia, sabia?

Você enxerga desenhos em nuvens? É Pareidolia, sabia?

Oi genti!! Pensaram que eu não iria voltar? Caíram do cavalo, hehehe, só fiquei dois finais de semana longe de vocês para podermos repaginar nossas edições aqui em O POPULAR e, então, eu voltei! Queria fazer uma pergunta para vocês: já viram imagens no azulejos do banheiro? Ou, então, nas nuvens do céu?
Sabe, estou falando isso, porque esses tempos tenho visto essas imagens mais do que nunca. Teve um dia desses que estava em um banheiro, quando vi, como se fosse um bichinho na parede. A parede toda bege e o bichinho lá, todo estampado. Vi, em outro local, uma moça no azulejo, de perfil. E, em outra ocasião, percebi uma raposa dentro do meu iogurte e um coelho no meu queijo derretido. Gentiiii, imagino que vocês devam achar que eu estou louca, mas não é isso! Mostrei para algumas pessoas que entenderam e, outras, não. Vou provar que estou certa.
Fui pesquisar um pouco sobre o assunto e já soube que isso tem nome. Na verdade, é um fenômeno que se chama Pareidolia. Isso significa que temos dentro de nossa mente uma espécie de “programação” para que possamos identificar imagens que já nos são familiares. Por isso que, quando olhamos para as nuvens, por exemplo, enxergamos formas como a de animais ou qualquer outro objeto. Porque já conhecemos aquelas formas…
Então, queridos, quando eu vi que isso é mais comum do que tudo, fiquei extremamente tranquila porque, não, não estava vendo coisas onde não existia. Significa apenas que minha cabeça, e a sua, pode estar reconhecendo uma figura em algo que não tem aquela forma, mas que se parece com (a forma, no caso).
Se vocês forem pesquisar na internet, haverá uma série de explicações mais aprofundadas sobre esses casos, obviamente. Assim como encontrarão diversas imagens bem divertidas que exemplificam a Pareidolia.
Agora, para exemplificar, vou colocar uma imagem que separei ao longo desses dias feitas por mim mesma, a do coelho.

Ludmila Fontoura

jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a PUC-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi.
[email protected]

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments