Dom Pedro Paulo Teixeira Roque
Estive envolvido nas últimas semanas na preparação da celebração de Pentecostes, ocorrida no último dia 4. Muitos detalhes, coisas para organizar, muita gente com quem falar. Chegado o dia, grande multidão de povo veio celebrar a descida do Espírito Santo. Tudo foi muito bom, valeu a pena! Mas depois que tudo foi feito, depois que Deus foi anunciado ao povo, depois que corações se abriram para Ele, ficou uma pergunta em meu íntimo e eu, querendo colocar o seu sentido em papel, através de palavras, não consegui.
Busquei ideias, procurei inspiração e nada! Até que ouvi num filme o que deu sentido ao que eu queria escrever: “chegamos num tempo da vida onde ela não nos dá mais nada, onde ela começa a nos retirar as coisas”. Pensei isso porque Deus nos dá o Seu Espírito Santo, geração após geração, Ele sempre nos doa e nada nos retira. Deus é bom. É assim!
Inevitavelmente, aos olhos do mundo, um dia começaremos a perder. Perderemos pais, irmãos, a mulher amada ou o marido, amigos, emprego, dinheiro, os cabelos, a força… você está preparado(a) para isso? Chegará um tempo em que a vida nos será, materialmente, mais sentida e mais pesada, pois não conseguiremos mais fazer o que gostaríamos de fazer. Você está pronto(a) para isso? Como será que muitas pessoas reagirão quando a vida começar a retirar as coisas delas?
A totalidade da vida de cada ser é uma somatória de fatores, vivências, derrotas, conquistas e construções que se realizam ao longo da existência; são muitas as áreas de nossas vidas que pedem nossa atenção: a social, a familiar, a profissional, a acadêmica, a financeira, a emocional… e a espiritual! Pensar no tempo que passa pode ser um excelente exercício para verificarmos se estamos prontos para Deus.
Penso que a missão diante do tempo que passa é a de sempre, termos propósitos; é desenvolvermos potencialidades no sentido de irmos cada vez mais fundo na vida com Deus! Quando chegar o tempo em que parecer que a vida tira as coisas, pergunte-se: estou pronto para Deus? Para realidades maiores, aquelas que o Espírito Santo tornará plenas em quem se relacionou com Ele?
Sentir que o tempo humano passa e acaba é ter consciência de que é necessário algo que dê mais significação ao humano; entendo que a vida com Deus através de Jesus Cristo, dirigida pelo Espírito Santo, seja essa significação! Você está pronto(a) para ser, verdadeiramente, de Cristo? Você está preparado(a) para ser, de fato, cristão? O Cristão não vence o tempo; ele entra na eternidade!
Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB. E-mail: [email protected]/tel. 19 – 9.9996-0607