Quando pensamos em reeducação alimentar, vem logo aquela ideia: Como vou fazer meu planejamento? Devo mesmo comer de três em três horas? Será que não consigo um lanchinho saudável na rua?
A questão é: quanto mais organização na hora de comer, mais chance de obter sucesso você tem! Quantas vezes você jurou de pé junto que ia fazer uma refeição saudável na rua e acabou optando por aquele salgado frito e refrigerante porque estava com pressa? Saiba que é possível comer saudável na rua também, mas isso exige muita disciplina e se você está buscando uma reeducação alimentar agora, talvez esse não seja o momento certo para se alimentar fora de casa.
É muito importante você mesmo preparar a sua comida, pois assim terá certeza que estará comendo uma comida saudável, sem exageros de sal, temperos industrializados ou óleo. Você deve ainda cuidar do armazenamento de suas refeições. Hoje em dia é muito comum ver as pessoas que buscam um estilo de vida saudável “marmitando” por aí e, acredite, isso é totalmente normal.
Para começar é preciso adequar o planejamento à sua rotina. Você consegue cozinhar em casa todos os dias? Se a resposta é sim, você pode montar suas refeições do dia seguinte, sempre no jantar anterior. Se a resposta é não, você deve reservar um momento no seu final de semana para preparar suas refeições.
Ou seja, lavar verduras, picar legumes, fazer refeições práticas que podem ser congeladas, por exemplo, e montar suas marmitas todas as noites. Saiba, tudo é disciplina. Para obter sucesso é preciso reservar esse momento para você, cuidar de suas refeições é o primeiro passo para mudar seu estilo de vida.
Tão importante quanto preparar suas refeições é a compra para a semana. Definir quantas refeições você terá por dia e quais são os alimentos que você vai ingerir naquela semana é essencial para que você compre exatamente o necessário. Comprar coisas a mais coloca em risco seu planejamento e podem estragar por que não deu tempo de você usar. Aproveite dias de promoções, em que frutas, legumes e verduras estão com o preço menor que o habitual.
Lembre-se sempre: tenha um tempo pra si mesmo, compre os alimentos que gosta, reserve um tempo para prepará-los e durante a semana terá sempre refeições saudáveis prontas! As marmitas duram em média dois dias boas na geladeira, então se preparar para a semana toda, congele-as, com exceção das verduras, essas você terá que manter na caixa de hortaliças da geladeira.
Uma boa dica é lavar as folhas, secá-las com papel toalha ou naturalmente e armazenar na geladeira em sacos plásticos herméticos. Leve suas frutas sempre lavadas, assim elas estarão prontas para consumo em qualquer lugar.
Persista sempre! Faça das suas refeições um momento único, pois a chance de conseguir atingir o seu objetivo é muito maior do que imagina.