Quando falamos em perda de peso, é muito comum as pessoas pensarem que é preciso ingerir poucas calorias e que “cortar” os alimentos seria a solução ideal para o emagrecimento. Esta estratégia pouco saudável pode comprometer o seu metabolismo, pois nosso corpo não se resume a uma fórmula matemática, onde ingerir menos calorias seria a solução para todos os problemas. A estratégia é ineficaz, pois cortando calorias você pode perder a referência sobre a qualidade dos alimentos que ingere.
Caloria é apenas a unidade de medida da energia de cada porção e para conhecer de verdade a qualidade dos alimentos é preciso analisar os rótulos e os ingredientes. É lá que estão todas as informações sobre os nutrientes.
Os alimentos que possuem muitos ingredientes na sua lista são geralmente os processados e ultraprocessados e embora alguns forneçam poucas calorias, muitas vezes são pobres em nutrientes, que é o que chamamos de calorias vazias, por isso é que nem sempre essa conta vale a pena.
Vamos analisar. 200 kcal (calorias) de alimentos saudáveis são absorvidas de forma diferente do que 200 kcal de alimentos ultraprocessados. Esses alimentos, além de não fornecerem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, nem sempre promovem saciedade e podem colaborar no desenvolvimento de doenças e ainda aumentar a compulsão alimentar.
Muito mais do que focar em números, é focar em comer bem! Se basear em refeições mais completas, com alimentos variados, inserindo os alimentos naturais: legumes, verduras, frutas, gorduras saudáveis (azeite, peixes ricos em ômega 3, abacate, linhaça, chia) e fontes saudáveis de proteínas (carnes magras, ovos), não se esquecendo dos alimentos integrais, que mesmo mais calóricos, fornecem boa quantidade de fibras e ajudam a promover a saciedade e te ajudar a se sentir cheio de energia.
Se você precisa perder peso ou reduzir o consumo de carboidratos e gorduras por conta de alguma doença, faça isso sob a recomendação médica e nutricional. É importante ir além de contar calorias.
Considerar a qualidade do alimento pode ser mais eficiente nesse momento. E se ainda assim você realmente acha que fazer conta é a melhor saída, faça o seguinte: coma de forma saudável e se exercite, pois as calorias consumidas serão gastas de forma correta, trazendo saúde, longevidade e equilíbrio para seu corpo.