Duas descobertas no final de semana: a primeira ocorreu na penúltima sexta-feira, quando estava revisando a coluna que foi divulgada no jornal do último sábado e, a segunda, no domingo, quando estava assistindo um canal que não sei o nome, heheh. Quero compartilhar com vocês que a primeira descoberta foi que existe a palavra acepipe e seu significado e a segunda é que existem aproximadamente 25 mil espécies de peixes no mundo! Essas duas coisas me deram a chance de refletir mais uma vez: eu ainda tenho muito a descobrir!
Sobre o caso do acepipe foi assim: todas às sextas-feiras temos que ler tudo o que vai sair no jornal, independente da editoria que estamos fazendo. Então, fui ler a página A6, o Artigo, do jornalista, professor titular da USP, consultor político e de comunicação, Gaudêncio Torquato. Ele escreveu um artigo chamado “Os dândis do futebol”, que foi divulgado em vários meios, e em O POPULAR também. Muito interessante o artigo dele e chegou em um momento que ele citou a tal palavra: acepipe. O trecho era: “Devorava os acepipes sob aplausos da multidão”, tratando sobre a postura de Jânio Quadros, que foi presidente do Brasil por alguns meses, em 1961, e depois renunciou.
Voltando ao caso do acepipe, pensei, busquei no meu dicionário interno e nada. Então, perguntei ao meu colega, que também não sabia. Tenho mais de 30 anos e não imaginava o que seria. Então, pesquisando, para minha surpresa, acepipe é “um prato delicado para abrir o apetite, um aperitivo”! Logo, cheguei a conclusão que eu amo acepipe!! Eu amo petisquinho.
Depois dessa descoberta anotei a palavra na minha mão esquerda e pensei em usá-la no final de semana inteiro. Eu usei, viu, e também contei pra todo mundo que acepipe era petisquinho, hehehe. Fiz até um desenhinho sobre o acepipe. Quando eu melhorar ele, mostro para vocês.
Agora sobre os peixes, gente do céu, existem muitas espécies no mundo, de todas as cores e formatos. Estava vendo na televisão sobre um homem que vendia peixes para aquários. No matéria, ele mostrava alguns brilhantes, em azul e até laranja, e comentou que existiam muitas espécies. Fiquei curiosa e achei na internet: tem quase 25 mil e os preços de alguns são absurdamente caros! Pelo menos pra mim, hehe. Tem peixe de até US$ 100 mil. O quê!!!!
A lição da semana é que temos muitas coisas para descobrir e para aprender. Aproveite o tempo em casa, quando chega do trabalho, vá pesquisar, ler, ver programas legais, é tão gostosinho e só faz a mente se expandir. Que delícia!
Ludmila Fontoura é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Puc-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi. [email protected]