O reaproveitamento dos alimentos é uma solução muito prática para diversos problemas atuais, tais como o desperdício, geração excessiva de resíduos e poluição. Basta uma pequena contribuição de cada um para que tenhamos essa conscientização.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, são desperdiçados no mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, causando, inclusive, a emissão de 3 milhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.
No Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo, sendo que pelo menos 45% destes, são do setor de hortifruti. Ainda há muito preconceito quanto ao reaproveitamento de cascas, talos e folhas de vegetais, pois muitas pessoas não apreciam o gosto ou a textura destes alimentos, sem contar que eles também possuem alto teor de agrotóxicos, desta forma é importante dar preferência aos produtos orgânicos que são livres destas substâncias.
A falta de conhecimento das pessoas em relação às propriedades nutritivas dos alimentos também é uma das coisas que levam ao desperdício de tanta comida. As cascas, talos, folhas entre outros possuem grande teor de nutrientes e fibras, por isso devem ser utilizadas sem medo. É importante conhecer os alimentos e saber higienizá-los da maneira correta.
Não só os vegetais podem ser reaproveitados, sobras de arroz e feijão, por exemplo, podem ser facilmente transformadas em outras deliciosas refeições, pode se fazer bolinhos, risotos, arroz de forno, virados, tutu e carnes podem ser reaproveitadas em receitas como omeletes ou recheios de tortas. As cascas de frutas podem virar deliciosos bolos e sucos, as folhas e talos de vegetais em refogados, sopas, sucos e saladas.
Em relação ao que se pode ou não ser reaproveitado, veja uma listinha dos principais alimentos:
Folhas de: beterraba, cenoura, couve flor, nabo, abóbora, brócolis e rabanete
Cascas de: berinjela, pepino, cenoura, batata, chuchu, abóbora, abobrinha, laranja, abacaxi, banana, maça, goiaba, manga e mamão
Entrecascas de: maracujá e melancia
Talos de: brócolis, beterraba, couve, espinafre, salsinha e couve flor
Sementes de: abóbora e melão
Viu só quantas coisas jogamos fora no nosso dia a dia que poderiam virar refeições? Muita gente joga fora por não saber como podem ser utilizadas, mas na internet é possível achar milhares de receitas incríveis reaproveitando sobras de alimentos. Experimente algumas delas, a natureza e a sua saúde agradecerão!